Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

segunda-feira, 6 de maio de 2013

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - JOVENS E ADULTOS 2º TRIMESTRE 2013


Título: A Família Cristã no Século XXI - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo 
Comentarista: ELINALDO RENOVATO
Lição 6: A Infidelidade Conjugal
Data: 12 de maio de 2013

TEXTO ÁUREO
 “O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz”
(Pv 6.32).

VERDADE PRÁTICA
 A infidelidade conjugal traz sérias consequências a  toda a  família. Por isso, Deus abomina tal  prática.

HINOS SUGERIDOS
 75, 111, 334

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Mt 19.6         
Deus ajuntou - Não  separe o homem

Terça - Ef 5.25-28
Amor e fidelidade à esposa

Quarta - Ef 5.22-24
Submissão e fidelidade ao  esposo

Quinta - Ef 6.11
As astutas ciladas do  Diabo

Sexta - Mt 26.41
vigiar e orar

Sábado - Êx 20.14
"Não adulterarás"

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Provérbios 5.1-5;
1  FILHO meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; 
2  Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.
3  Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
4  Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
5  Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.
Mateus 5.27,28
27  Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28  Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

INTERAÇÃO
Como vai  o seu  casamento professor (a)? Como vai  a sua família? O adultério é um pecado de  consequências desproporcionais ao bem-estar da família. Sofre o cônjuge ferido, os filhos e toda a família. Esta, certamente, não
é a vontade divina, por isso, a presente lição, além de  ensinar aos  alunos a respeito do perigo da  infidelidade conjugal, é uma ótima oportunidade para todos nós  fazermos uma autoanálise. A família é o bem maior que o Senhor nos  concedeu. Por isso, vale todo o esforço para aperfeiçoar o relacionamento conjugal e aprofundar o convívio com a família. Pense nisso!

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Reconhecer que o  adultério é  um grave pecado.

  • Elencar as consequências da  infidelidade conjugal.

  • Pontuar alguns conselhos preventivos contra a infidelidade

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, reproduza o esquema abaixo na  lousa ou  tire  cópias. Peça  aos alunos para escolherem um  dos três temas relacionados a fim de  discutirem o assunto em  grupo. Na sequência, pergunte até que ponto estas situações podem comprometer a estabilidade de um  relacionamento conjugal. Ouça as respostas e finalize a atividade afirmando que podemos nos relacionar com diversas pessoas, pois, afinal de  contas, vivemos nesse mundo, mas devemos conhecer o nosso limite. Até onde podemos ir e não ir. A nossa mente e coração devem estar guardados no  Senhor, pois, a sua Palavra é a nossa bússola.
INTERNET
Se bem usada, a internet pode ser uma bênção. Ela proporciona um mundo imenso de novas oportunidades, amizades e empregos. É um espaço virtual que congrega pessoas de diversas origens e tipos.
AMIZADE PROFISSIONAL
Quando trabalhamos numa empresa conhecemos diferentes pessoas. Naturalmente as afinidades aparecem e estabelecemos permanente comunicação com elas. A amizade profissional é uma consequência direta do nosso trabalho
RELACIONAMENTO NA IGREJA
Na igreja local também nos relacionamos com pessoas distintas. No Departamento dos Jovens, na União Feminina e outros. A igreja local é uma ótima oportunidade de estabelecermos laços fraternos de amizade com pessoas distintas.

COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO


PALAVRA-CHAVE

Infelicidade: Procedimento de infiel; desleadade,traição,perfídia.
Vivemos num mundo carente de valores éticos e princípios cristãos. Para as pessoas que não seguem os desígnios divinos, a infidelidade conjugal é vista como prática socialmente aceitável. Porém,  os mandamentos divinos
são eternos. De acordo com a Bíblia, o adultério é e continuará a ser uma ofensa ao próprio Deus. Lamentavelmente, muitos cristãos estão se deixando levar pelas astutas ciladas do Diabo, fazendo da infidelidade conjugal um hábito. Nesta lição, refletiremos a respeito desse terrível mal que vem infelicitando as famílias.

I. ADULTÉRIO, UM GRAVE PECADO

1. Conceito e origem da palavra. A palavra adultério vem do  latim adulterium, que significa "dormir em  cama alheia". Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe (CPAD), é  a  relação sexual entre uma pessoa casada com outra que não é o seu cônjuge. tal  ato é um  pecado gravíssimo perante Deus, sendo condenado tanto no  Antigo quanto em  o Novo testamento (Êx 20.14; Dt 5.18; Rm 13.9; Gl 5.19). É um ato tão grave que no  tempo da  lei Mosaica, a pena para o adultério era  o apedrejamento (lv 20.10; Dt 22.22).
2. É preciso vigiar. A infidelidade conjugal é um  processo maligno que tem início na mente. No começo, são apenas alguns pensamentos que surgem de  "mansinho". Se  estes, porém, não forem combatidos, acabam por nos impregnar a alma e o coração, redundando em  atos vergonhosos. tomemos  muito cuidado com o que vemos e pensamos (Sl 101.3; Fp 4.8). Enfim, vigiemos e oremos constantemente para não cairmos nas astutas ciladas do  Diabo (Ef 6.11). Jesus exortou-nos a respeito da vigilância e da oração (Mt 26.41). Davi,   mesmo sendo um  homem segundo o coração de  Deus (1 Sm 13.14), não vigiou. Ele  cometeu um  adultério que o arrastou a um homicídio (2 Sm 11). Por isso, vigie.
3. Buscar a  presença de Deus e não desprezar o cônjuge. Sem  a  presença de  Deus, o casal torna-se vulnerável às investidas do  Maligno. todavia, a comunhão diária com o Senhor, por intermédio da  oração, da  leitura da  Bíblia e do  jejum, além de fortalecer-nos, ajuda-nos a ter um bom relacionamento com o cônjuge.  A presença divina auxilia-nos a suportar as crises.
Muitos obreiros, por falta de orientação, acabam dedicando-se excessivamente ao ministério eclesiástico em  detrimento da família. O resultado é que a esposa e os filhos deixam de receber atenção e carinho. É bom dedicar-se à Obra de  Deus. A família, porém, não pode ser esquecida, pois ela  é o primeiro rebanho do  pastor (1  tm  3.1-7; 5.8; 1 Co 7.32-34).

SINÓPSE DO TÓPICO (1)
O adultério é um  grave pecado.  Por isso, o cônjuge deve vigiar, buscar a presença de Deus e jamais desprezar o outro.

II. AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE

1. Afastamento de Deus. A Palavra de  Deus diz  que "os lábios da  mulher estranha destilam favos de  mel, e  o  seu paladar é  mais macio do  que o azeite" (Pv 5.3). O pecado, a  princípio, pode ser até "prazeroso", mas o preço a ser pago é muito alto; não vale  a pena; traz sofrimento e muita dor.
A imoralidade sexual e a infidelidade destroem a família. todos no lar  são afetados de  alguma forma. Alguns minutos  de  prazer ilícito podem levar um  homem, ou  uma mulher, para o inferno, para a perdição eterna (1 Co 6.10). Deus é santo e não aceita o pecado. O adultério divide a  família, afasta o  cônjuge da  presença de  Deus e impede as bênçãos divinas (Is 59.1,2).
2.  Morte  espiritual.   O adultério leva  à  morte espiritual, às vezes até a morte física. Quando nos afastamos de  Deus morremos espiritualmente. A infidelidade conjugal fere as pessoas e destrói a alma (Pv 6.32). Davi  arrependeu-se, mas pagou um  alto preço pelo seu erro. Se o Senhor não ouve as orações daqueles que tratam mal os cônjuges (1 Pe 3.7), imagine como Ele  reage à  infidelidade conjugal (Ml 2.16).
3. Um  lar  despedaçado. O adultério aflige toda a família. Os filhos, independentemente de sua idade, são sempre os maiores prejudicados. Em geral, ficam decepcionados com os pais e  tendem a desconfiar sempre de  todos. Alguns filhos acabam, além de carregarem mágoas de  seus pais, levando ressentimentos e dor para suas futuras famílias. Seus relacionamentos são afetados. Por isso, Deus abomina a infidelidade, a deslealdade (Ml 2.15). O marido deve amar a esposa, assim como a  esposa precisa amar o  marido (Ef 5.22-33). A falta de  amor prejudica o casamento e abre brechas à  deslealdade. O  amor entre os cônjuges deve ser incondicional, assim como o de  Cristo pela Igreja. tal amor é um  antídoto contra a deslealdade.

SINÓPSE DO TÓPICO (2)
A infidelidade conjugal afasta a pessoa de  Deus, mata a espiritualidade e dilacera o lar.

III. CONSELHOS  CONTRA A INFIDELIDADE

1. Fuja  das tentações. É preciso ser prudente e  evitar o mal. Jesus ensinou os discípulos a terem uma atitude de  prudência e  sensatez diante das tentações (Mt 10.16; 26.41). Ante  o perigo, façamos como José. Ele  preferiu fugir a pecar contra Deus. temendo  ao  Senhor, rejeitou o  pecado. E embora viesse a  pagar um  alto preço por sua fidelidade, foi  honrado por Deus no  devido tempo (Gn 39-41). Diante do  pecado, fuja  (1 ts 4.3).
2. Honre o seu cônjuge. Há maridos que se envergonham de  suas esposas. O profeta Malaquias advertiu o povo de  Deus, para que ninguém fosse "desleal para com a mulher da  sua mocidade" (Ml 2.15). Envelhecer junto à mulher amada é um  privilégio. também    mulheres que, com o  passar do   tempo, deixam de se interessar e honrar seus maridos. A Bíblia,  porém, recomendaa esposa a reverenciar o marido (Ef 5.33). Os muitos afazeres levam algumas mulheres a se esquecerem de  seu papel junto ao  esposo. Honre seu cônjuge, dando-lhe o  apreço e  o  respeito necessários.
3. Aprecie seu  cônjuge. você  aprecia seu  cônjuge? ter apreço significa vê-lo  como algo valioso. A Palavra de Deus nos diz que "onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (lc  12.34). Se  o  seu cônjuge é  o seu tesouro, ou seja, uma joia que você protege e zela com carinho e respeito, o adultério não terá vez em sua vida. Há esposas e maridos que cuidam bem da casa, do carro, da  conta bancária, da  igreja, mas não têm cuidado nem interesse pelo seu cônjuge. valorize-o e alegrem-se juntos no  Senhor. Não busque jamais beber água de outra cisterna (Pv 5.1-23).

SINÓPSE DO TÓPICO (3)
Alguns conselhos contra a infidelidade no matrimônio: fuja das tentações; honre o seu cônjuge e o aprecie.

CONCLUSÃO
Muitas famílias têm sido destruídas por causa da  infidelidade conjugal. Para  que tenhamos uma vida conjugal bem-sucedida precisamos investir diariamente em nosso relacionamento. É necessário orar, vigiar e  demonstrar afeto, apreço, investir no  diálogo franco e não abrir mão do respeito. temos de  conscientizar-nos de  que a  família  e o relacionamento conjugal são prioridades. Uma  família bem constituída é  uma bênção para a obra de  Deus.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI
Subsídio  Vida Cristã "
UMA META DE VIDA [...]
[...]  Nossa igreja evangélica parece uma comunidade de casamentos sãos. É tão boa na superfície - cursos de  extensão, segurança financeira, casas elegantes, igrejas dignas, pessoas bonitas e terapeutas matrimoniais para quando houver  uma lombada na  estrada.  Mas como é  que Deus mede nosso casamento? Não  é por esses padrões.
O casamento de meus pais estava muito longe do  maravilhoso pacote  evangélico que descrevi. Contudo, havia autenticidade e beleza nas promessas feitas e mantidas por este casal trabalhador que enfrentou o que pareciam probabilidades insuperáveis. O resultado foi uma colheita de  graça, e eu  sou parte disto.
Kent  e eu  somos casados há trinta e oito anos. temos quatro filhas adultas e dezesseis netos. Juntos tentamos vivenciar as diretivas  da  Palavra de  Deus sobre casamento. Nossas lutas foram muitos diferentes das de  meus pais, mas mesmo assim nosso compromisso se fortaleceu, como o de meus pais, num amor profundo e permanente um pelo outro. Nosso compromisso mútuo em  viver conforme o plano de  Deus para marido e mulher nos capacitou a experimentar uma unidade feliz - algo raro e admirável neste mundo arruinado" (HUGHES, Barbara. Disciplinas da  Mulher Cristã. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2005, p.150).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

HUGHES, R. Kent. Disciplinas do Homem Cristão. 3.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2004.
HUGHES, Barbara. Disciplinas da Mulher Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
HUGHES, Kent  & Barbara. Disciplinas da Família Cristã. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2006.

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 54, p.39.

EXERCÍCIOS

1. Defina, de  acordo com a lição, a palavra adultério.
R. É a relação sexual entre uma pessoa casada com outra que não é o seu cônjuge

2. Na Lei Mosaica, qual era  a pena para quem adulterava?
R. O apedrejamento (lv 20.10; Dt 22.22).

3. Cite  as  consequências da  infidelidade.
R. Afastamento de  Deus, morte espiritual e um  lar  despedaçado.

4. De  acordo com a  lição, quais conselhos podem ajudar a evitar a infidelidade?
R. Fuja  das tentações, honre o seu cônjuge, aprecie seu cônjuge.

5. Que  conselho você daria para alguém que foi  infiel para com o seu  cônjuge?
R. . Resposta pessoal.


Deus te recompense! Querido leitor, sinta-se à vontade para comentar e sugerir novas ideias!

Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!

Agradecimento





FEED