Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

quinta-feira, 2 de maio de 2013

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - JOVENS E ADULTOS 2º TRIMESTRE 2013




Título: A Família Cristã no Século XXI - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo 
Comentarista: ELINALDO RENOVATO

Lição 5: Conflitos na Família

Data: 5 de maio de 2013

TEXTO ÁUREO

"Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperei no Deus da minha salvação; o meu Deus me  ouvirá"
(Mq 7.7).

VERDADE PRÁTICA

Se buscarmos a graça de Deus e exercermos o amor que Ele nos concedeu, poderemos resolver todos os conflitos que surgirem em  nossa família.


HINOS SUGERIDOS
235, 254, 318

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Pv  31.10
O valor da  esposa virtuosa

Terça - Pv  31.11
A confiança do  esposo

Quarta - Ef 6.4
Criando os filhos sabiamente

Quinta - Ef 6.1
Respeito aos pais

Sexta - Ef 6.2
Filhos honrando os pais

Sábado - Sl 119.11
A família observando a Palavra

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 5.22-30

22  Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24  De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.


INTERAÇÃO
Foi no Éden  que a família vivenciou seu primeiro e maior conflito. A consequência desta desordem é sentida até hoje em todos os lares. Porém, Deus não foi pego de surpresa com o pecado do homem e já no Éden providenciou a solução para as  famílias e para a iniquidade: Jesus Cristo. O Filho de  Deus veio  ao  mundo como um bebê e experimentou a vida familiar. Atualmente, em Jesus, as famílias podem resolver seus conflitos. Com o amor verdadeiro no  coração, que é resultado da  graça divina, poderemos não  somente vencer, mas evitar as confusões. Para  isto  precisamos convidar Jesus a fazer do nosso lar sua morada permanente. Que o Filho de Deus tenha a primazia em  nossos lares.

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Elencar alguns fatores que podem gerar conflitos entre os cônjuges.

  • Analisar os resultados das atividades profissionais dos pais.

  • Compreender a importância da fidelidade conjugal no  casamento.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza, conforme as suas possibilidades, o quadro abaixo. Inicie  a aula com a seguinte indagação: "Quais são os principais conflitos vivenciados pelas famílias na atualidade?" Ouça os alunos com atenção. À medida que forem falando, vá preenchendo a primeira coluna do  quadro. Depois faça a segunda pergunta: "Como podemos vencer esses conflitos?" Ouça as respostas e preencha a segunda coluna do  quadro. Conclua a atividade orando com os alunos e pedindo que Deus dê sabedoria para que os conflitos que tentam assolar as famílias sejam sanados com discernimento e prudência.
A FAMÍLIA E SEUS CONFLITOS
PRINCIPAIS CONFLITOS DA FAMÍLIA ATUAL
COMO PODEMOS VENCÊ-LOS









COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO 

PALAVRA-CHAVE

Conflito: Embate, discussão acompanhada de injúrias e ameaças; desavença.

Os conflitos familiares vêm de  tempos imemoriais. No Éden, antes da  Queda, havia um  ambiente perfeito: harmônico e amoroso. Mas  o  casal, ouvindo o tentador, perdeu a doce comunhão com Deus, e a consequência não podia ser outra: o  início  de  sérios conflitos familiares. A boa nova para  os  nossos  dias é saber da  possibilidade, em  Cristo, de equacionarmos os problemas que, às vezes, afetam a família cristã.

I.  DESENTENDIMENTO ENTRE OS CÔNJUGES

1. Temperamentos diferentes.  Dentre os vários motivos existentes  para justificar os desentendimentos entre os cônjuges, o que mais se destaca é  o  temperamento.  Segundo os psicólogos, temperamento "é a combinação de  características inatas que herdamos dos nossos pais que, de  forma inconsciente, afetam o nosso comportamento". De acordo com o conceito popular, podemos dizer que o temperamento é a maneira própria pela qual reagimos aos diversos estímulos e situações que se nos apresentam cotidianamente (Gn 25.27). Mas,  pelo amor, podemos (e devemos) vencer todas as nossas diferenças, a  fim  de  que tenhamos um  casamento feliz (1 Pe 4.8).
2.  Fatores que  trazem conflitos.  Diversos são os fatores que desencadeiam conflitos no lar. Eis alguns deles:
a)  Falta   de   confiança. O casamento só tem sentido quando é estabelecido na  plena confiança do  amor verdadeiro, pois o amor folga com a  verdade (1  Co  13.6). Quando há  amor entre o casal não há motivos para desconfianças ou ciúmes (1 Co 13.5b). Há quem pense que o  ciúme desenfreado é  prova de  amor. ledo  engano!É loucura que pode, inclusive, colocar em  risco a estabilidade conjugal.
b) Tratamento grosseiro. Onde  o  Espírito Santo se  faz presente há  perfeito amor, paz, alegria e  longanimidade, que é a  paciência para se suportar as falhas alheias (Gl 5.22). Uma  das formas de  demonstrarmos o fruto do  Espírito é vista na  maneira como usamos nossas  palavras, pois a  palavra branda joga para longe o furor. Mas os conflitos entre os cônjuges suscitam ira, ódio e destruição (Pv 15.1). E a forma com que tratamos uns aos outros é vista por Deus como uma referência para designar quem é sábio ou  não, pois a sabedoria é manifesta em  obras de  mansidão (tg 3.13).
c) Dívidas. As dívidas ocasionam muitos conflitos familiares, chegando até mesmo a terminar um  relacionamento conjugal. Quando uma pessoa se endivida não pensa em  mais nada a  não ser nas dívidas. Algumas pessoas até adoecem. Assim, precisamos ouvir a Palavra de  Deus e nada dever a ninguém (Rm 13.8). Através de  um  planejamento eficiente, bom senso e autocontrole podemos fugir das dívidas. Faça isso para o bem-estar da  sua família  (Pv 11.15; 22.7,26)!
d)  Infidelidade. Quando o cônjuge encobre a sua conduta pecaminosa o pecado vem a público inesperadamente (lc 12.2). O casamento sofre um  duro golpe,  os filhos ficam sem direção e a  família transtorna-se.  É imperativo que os cônjuges evitem, a todo o custo, o envolvimento extraconjugal. Além  de  ser um grave pecado contra Deus, é uma ofensa contra o cônjuge, filhos e filhas (ler Pv 5.3-6). A infidelidade contra o cônjuge é infidelidade contra Deus.

SINÓPSE DO TÓPICO (I)

Falta  de confiança, tratamento grosseiro, dívidas e infidelidade podem causar conflitos familiares.

II. ATIVIDADES PROFISSIONAIS DOS  PAIS

1. A  mulher no  mercado  de  trabalho. Devi do   à s modernas  demandas  sociais, a mulher deixou de  se dedicar exclusivamente às funções domésticas, e  passou também a exercer funções em  empresas e organizações diversas, ocupando  a  maior parte do  seu tempo em  atividades profissionais. Mas essa mudança tem trazido sérias consequências. Há mais de  uma década, para cada dez homens que morria de  infarto, apenas uma mulher sofria desse mal. Hoje,  o  número  de   mulheres que morre desse mal  subiu para quatro.
2. A ausência dos pais prejudica a criação dos filhos. Sem a presença dos pais, as crianças  ficam desorientadas.  Muitas vezes elas convivem com pessoas que não têm a menor capacitação para educá-las. Por  outro lado, algumas crianças ficam o dia todo em   frente da  "babá eletrônica", a televisão, ou  com a "mestra eletrônica", a internet. Ali, são "educadas" pelos  heróis  artificiais. As figuras do  pai  e da  mãe presentes estão cada vez mais escassas. tal  ausência é  sentida quando os nossos filhos entram na  adolescência, uma fase de novidades e mudanças bruscas.

SINÓPSE DO TÓPICO (II)

Os pais podem   trabalhar fora, todavia, não podem descuidar da  educação de  seus filhos. A educação dos filhos deve ser prioridade.

III. MÁ EDUCAÇãO DOS  FILHOS

1. Educação prejudicada. A melhor escola ainda é o lar. Precisamos ensinar  a  Palavra de  Deus aos nossos filhos na admoestação do  Senhor (Ef 6.4; Pv 22.6). Infelizmente, o excesso de  ocupação dos pais relegou a educação dos filhos às instituições educacionais. Esperando que tais entidades construam o caráter dos seus filhos, os pais ignoram a família como instituição  responsável pela formação espiritual e moral da  criança. Muitos não acompanham a rotina escolar dos filhos e  sequer a  filosofia pedagógica adotada pela instituição de  ensino.
2. Quem são os professores? Infelizmente, são graves os prejuízos à nação na  área educacional. Os "mestres" das crianças, hoje, são os artistas e as empresas de  telecomunicação. É comum ver  as nossas crianças e adolescentes prostrados diante da tv, consumindo todo tipo de  má educação. Mas  é  raro vê-los nos cultos de oração e ensino da Palavra. Que  a igreja local invista nos professores de  Escola Dominical. Que  os professores da  Escola Dominical se preparem eficazmente para o grande desafio de ensinar a Palavra de  Deus num mundo que jaz  no  maligno (Rm 12.7).
3. Falta de estrutura espiritual e moral. A ausência de Deus é o inimigo número um  do lar. É essencial que aqueles que constituem família convidem Jesus, o maior educador de  todos os tempos, a  estar presente em seu lar. É indispensável que os pais, com a assistência da  Igreja, optem por servirem a Deus, contrariando as propostas do mundo (Js 24.15). Realizemos o culto doméstico e,  juntamente com os nossos filhos, estudemos a Bíblia.  Não  nos esqueçamos: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão  trabalham os que a edificam" (Sl 127.1).

SINÓPSE DO TÓPICO (III)

A ausência de Deus é o inimigo número um  do  lar. Jesus, o maior educador de todos os tempos, precisa estar presente em nossos lares

CONCLUSÃO

Sempr e   haverá  conflitos nas relações familiares, mas a família cristã precisa saber como contornar tais conflitos à luz  da Palavra de  Deus. Com  o amor verdadeiro no  coração, poderemos não somente vencer, mas igualmente evitar os conflitos. Basta ter a Jesus como o hóspede de  nosso lar.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsídio Devocional

"Zelo Bíblico como Relacionamento
Nós  acreditamos que o companheirismo permanece sendo o propósito primário do  casamento. Apesar de  todas as coisas maravilhosas que Deus criou no  jardim do  Éden, elas eram inadequadas para suprir as necessidades de Adão. Nenhum dos animais, esplêndidos como devem ter sido antes da  queda, podiam oferecer uma companhia adequada para ele. Naquele momento o Senhor criou a primeira família. Em Gênesis 2.18, Deus disse: 'Não  é  bom que o  homem esteja só;  far-lhe-ei uma adjutora que esteja diante dele.' Aqui está de  novo - paternidade segue a  parceria. Paternidade  depende de  fidelidade. O  papel estratégico do  relacionamento marido/esposa no  casamento estabelece um  ponto central no alvo  familiar. tudo mais é secundário. tudo  o  mais é  inferior, porque quando o  companheirismo não funciona, a  família não pode funcionar.
Nós, pais, permanecemos  no pináculo estabelecido por Deus, em  nossa unidade familiar, por isso somos ao  mesmo tempo gratos, temerosos e  esperançosos no  que se refere a nossa tarefa de liderança e ao  nosso zelo divino (cuidado estabelecido pela aliança) por nossos relacionamentos no  casamento" (GANGEl, Kenneth O. & GANGEl, Jefrey S. Aprenda a  ser Pai  com o Pai:  Tornando-se o pai  que Deus quer que você seja. 1.ed.  Rio  de Janeiro: CPAD, 2004, pp.72-3).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II

Subsídio Bibliológico

"Esta  passagem [Ef 5.19-21] tem sido deturpada e fica  quase irreconhecível em  algumas interpretações. Muitas vezes ouço pessoas fazendo malabarismos com essa passagem em  favor daquele versículo que diz  que as esposas têm que se submeter aos seus maridos - que os homens são o cabeça da  casa. Mas  pegar esse versículo isolado da  passagem anterior destrói o  significado da Escritura. Nós  podemos ser tentados a  controlar os outros, para transformá-los em  alguma espécie de  imagem que nós formamos. Mas este tipo de intolerância não é o que Paulo está falando. A ideia de Paulo era  que maridos e esposas devem submeter-se mutuamente. Eles  devem ser sensíveis às necessidades um  do  outro e fazer o possível para alcançá-las. Eles precisam ver  seus cônjuges como distintos, como independentes deles, com necessidades peculiares, e não devem controlar ou  dominar o esposo, ou  a esposa, ou  dizer a eles como devem viver. também não devem viver inteiramente separados do  seu parceiro. Paulo idealizou uma interação íntima e santa entre marido e mulher: 'Assim  também vós, cada um  em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido' (Ef 5.33)" (HAWKINS, David. 9 Erros Críticos que Todo Casal Comete: Identifique as Armadilhas e Descubra a Ajuda de  Deus. 3.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2010, p.93).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ADEI, Stephen. Seja o Líder que sua Família Precisa. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2009. GANGEl, Kenneth O. & GANGEl, Jefrey S. Aprenda a ser Pai com o Pai. Tornando-se o  pai  que Deus quer que você seja.1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2004.

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 54, p.38.

EXERCÍCIOS

1. Dentre os motivos dos  conflitos familiares, qual se destaca?
R. O temperamento.

2. Cite pelo menos três fatores que trazem conflitos.
R. Falta  de  confiança, tratamento grosseiro e dívidas

3. O que acontece às  crianças quando ficam sem  a  presença dos  pais?
R. Sem  a presença dos pais, as crianças ficam desorientadas

4. Quem é a principal responsável pela formação espiritual e moral da  criança?
R. A família.

5. Que forma de auxílio diferenciado o servo de Deus conta?
R. Com  o amor verdadeiro no coração, poderemos não somente vencer, mas evitar os conflitos


Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!

Agradecimento





FEED