Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

sexta-feira, 24 de maio de 2013

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - JOVENS E ADULTOS 2º TRIMESTRE 2013


Título: A Família Cristã no Século XXI - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo 
Comentarista: ELINALDO RENOVATO
Lição 8: Educação Cristã, Responsabilidade dos pais
Data: 26 de maio de 2013

TEXTO ÁUREO
"Instrui  o menino no caminho em  que deve andar, e, até  quando envelhecer, não  se desviará dele"
(Pv  22.6).
VERDADE PRÁTICA
A educação cristã de  nossas crianças, adolescentes e jovens é uma responsabilidade intransferível e pessoal dos pais com o apoio e assistência da  igreja.

HINOS SUGERIDOS

330, 418, 522

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Dt  6.4-9
A responsabilidade dos pais

Terça - Sl 78.5
Pais  ensinando filhos

Quarta - Ef 6.4
Filhos criados na  doutrina do  Senhor

Quinta - Ef 4.11
Jesus provê mestres para a sua igreja

Sexta - Lc 2.52
O desenvolvimento de  Jesus

Sábado - Sl 127.3
Filhos - Herança do  Senhor

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


Deuteronômio 6.1-9

1. Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir;
  2. Para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados.
  3. Ouve, pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel.
  4. Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
  5. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.
  6. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;
  7. E as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
  8. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos.
  9. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

INTERAÇÃO

Em lições anteriores vimos que grande  parte dos  pais não  acompanha a vida estudantil  dos   filhos. Em  que pese às  demandas atuais da  vida da família cristã, o que os pais cristãos têm feito pela educação religiosa dos seus filhos? Se,  em  primeiro lugar, a fé cristã não  for  ensinada e vivenciada no lar; certamente será impossível aos  nossos filhos peregrinarem pelo caminho da retidão. A Educação Cristã é responsabilidade dada por Deus aos  pais.

OBJETIVOS

Após a aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Considerar a Educação Cristã como missão prioritária dos pais.

  • Compreender a educação no Antigo e em  o Novo testamento.

  • Saber da  importância da  Educação Cristã na  família.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, para introduzir a lição dessa semana, sugerimos que leia  o  trecho do Manual de  Ensino para o Educador Cristão, CPAD: "O mandato 'Fazei  discípulos' (ARA [Almeida Revista Atualizada]) inclui intrinsecamente o ensino. Mas temos de notar que o ensino requerido aqui é o de  determinada espécie, isto é, 'guardar [obedecer] todas as coisas' que Cristo ordenou. Em outras palavras, Seus ensinamentos foram designados para produzir informação e transformação [...]" .
Solicite aos alunos que comentem e discutam o texto. Em seguida, fale  acerca do impacto do  Evangelho na  vida do  discípulo. Afirme que a Palavra de  Deus transforma  a vida de  qualquer pessoa

COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO


 PALAVRA-CHAVE

Educação: Processo de desenvolvimento das capacidades física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando  à sua melhor integração individual e social.

Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Infelizmente, muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode conceder-nos (Tg 1.5; 3.17). Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais.

I. EDUCAÇÃO, A MISSÃO PRIORITÁRIA DOS PAIS

1. O que significa educar? Segundo o Dicionário Houaiss "a palavra educar vem do  latim educo e significa 'criar  uma criança'; cuidar, instruir". Podemos definir educação como ensino e instrução. Não podemos jamais nos esquecer que a Igreja do Senhor tem uma função educadora. Como sal e luz deste mundo ela  deve educar e instruir segundo a Palavra de Deus (Mt 28.19,20). Como crentes precisamos ser guiados e orientados segundo as Escrituras, pois  ela nos protege das sutilezas do  Maligno.
2. Educação Cristã. Se quisermos uma sociedade melhor, mais justa e solidária, precisamos, como Igreja do  Senhor, valorizar o ensino da  Palavra de  Deus. Para isso, é imprescindível investir na Educação Cristã, pois o seu principal objetivo é levar o crente a conhecer mais a  Deus (Os  6.3), contribuindo para que o fiel tenha uma vida reta perante o Senhor e a  sociedade. Nesse processo, a participação da liderança é decisiva. Aliás,  ensinar é um  dos deveres do pastor (1 tm 3.2; 2 tm 2.24).
3. A educação nas escolas. vivemos em  uma sociedade permissiva, onde faltam valores morais e éticos. tanto nas escolas públicas  quanto nas privadas as crianças e os jovens estão em  contato com filosofias ateístas, materialistas e pragmáticas. Tais ensinos, nocivos à fé cristã, já fazem parte do currículo de muitas escolas. Por  isso, os pais não podem negligenciar a educação dos seus filhos. Eles  precisam, com a ajuda da igreja, ser  instruídos para orientar seus filhos (Ef 6.1-4). Os resultados da educação divorciada dos valores cristãos podem ser os piores possíveis: milhares de adolescentes grávidas, aumento das doenças sexualmente transmissíveis, aumento do número de casos de  AIDS, etc.

SINÓPSE DO TÓPICO (1)

Educar é  proporcionar uma formação completa ao  educando: espiritual, moral e social 

II. A EDUCAÇãO NO ANTIGO  E EM O NOVO TESTAMENTO

1. No  Antigo Testamento. A ordem do  Senhor aos israelitas era  para que estes priorizassem a  educação. Os  pais tinham a responsabilidade de  ensinar os filhos a  respeito dos atos do Senhor em  favor do  povo de Israel (Sl 78.5). Assim os filhos, mediante o testemunho dos pais, conheceriam a  Deus e  aprenderiam a temê-lo (Dt 4.9,10). No livro  de  Josué lemos a  respeito do  memorial erguido com doze pedras retiradas do  rio Jordão (Js 4.20-24). Este  memorial serviria para lembrar ao  povo o  dia  em que o Senhor os  fez  passar a pés secos pelo rio.  Ao  verem esse memorial, as  crianças ouviriam a sua história e aprenderiam mais sobre o Deus de  seus pais. É preciso que façamos o mesmo com nossas crianças, testemunhando do  poder de  Deus às próximas gerações. É preciso aproveitar cada momento para mostrarmos a nossa gratidão a Deus, de modo que o nosso exemplo de  vida  fale tanto quanto nossas palavras.
2. Em o Novo Testamento. As sinagogas também eram um centr o  de   instrução onde os menino s judeus apren diam   a respeito da  lei. Mesmo havendo essas "escolas" a educação no  lar era prioritária. Jesus, como menino judeu, provavelmente participou do ensino nas sinagogas, pois seus pais cumpriam os rituais judaicos (lc  2.21-24,39-42). Em sua pré- adolescência, Jesus já sabia de cor a torá, chegando a confundir os doutores no  templo (lc 2.46,47). Em o Novo testamento vemos que a educação começava no lar, passava pela sinagoga, e se fortalecia no templo. temos também o exemplo do  jovem obreiro timóteo. O apóstolo Paulo  escreveu a timóteo exortando-o a  permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino (2  tm 1.5,6; 3.14-17).
3. Na  atualidade. A Escola  Dominical é a maior e a mais acessível agência de  educação religiosa das igrejas evangélicas. Ela auxilia todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras. Porém, a Escola Dominical não pode ser a única responsável pela formação espiritual e moral de nossas crianças, adolescentes e jovens. A responsabilidade maior cabe aos pais. Aliás,  a educação de  nossos filhos deve começar, prioritariamente, em  nosso lar, pois assim Deus recomenda em sua Palavra (Ef 6.1-4).

SINÓPSE DO TÓPICO (2)

No Antigo testamento os israelitas priorizavam a educação dos filhos em  casa. Em o  Novo testamento,  as sinagogas eram os centros de  instrução para os meninos aprenderem a lei.

III. A EDUCAÇãO CRISTã NA FAMÍLIA

1. Os  filhos são herança do Senhor. Os pais precisam cuidar dos filhos com zelo, carinho e amor, oferecendo uma educação de  qualidade, pois eles são "herança do Senhor" e a nossa grande recompensa (Sl 127.3); portanto, agradeça a Deus pelos seus filhos. Como forma de  gratidão, procure ensiná-los e educá-los no  temor do Senhor (Ef 6.1-4). Não  seja negligente com a educação deles (Pv 22.6).
2. O ensino da  Palavra de Deus no lar. Os  pais são, por natureza, os primeiros professores dos filhos. A criança conhece a Deus primeiramente através dos pais, por  isso, não  deixe de fazer o culto doméstico. Reserve ao menos 10 minutos por dia  para louvar e adorar ao Senhor com seus filhos. tais  momentos são especiais e ajudam a fortalecer a família. Não permita que a televisão ou  quaisquer meios de  distração impeçam a sua família de  desfrutar desses minutos tão especiais.
 3. Leve seus filhos à igreja.  lamentavelmente, muitos pais vão  à igreja sem seus filhos. As crianças e  os jovens devem ser persuadidos, com  amor, a ir à Casa do  Senhor. Se ainda na  infância forem conduzidos à Casa  de Deus, quando jovens darão valor a essa prática saudável (Mc 10.13-16). A Educação Cristã começa no lar e é fortalecida na Igreja, notadamente na  Escola Dominical.

SINÓPSE DO TÓPICO (3)

Na família, a Educação Cristã deve estar eminentemente presente.

CONCLUSÃO

"Educação é dever do  Estado e  direito do  cidadão", porém, a educação começa na  família. Os pais receberam de  Deus uma das mais nobres missões: educar seus filhos. Aqueles que amam ao  Senhor e a sua Palavra vão  fazer de tudo para que seus filhos sejam educados segundo os princípios bíblicos. Somente assim livraremos nossos filhos dos horrores destes últimos dias.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico
"Educação Cristã
É a ciência magisterial da Igreja Cristã que, fundamentada na  Bíblia Sagrada, tem por objetivos:
a) A instrução do  ser  humano no  conhecimento  divino, a  fim  de que ele  volte a reatar a comunhão com o  Criador, e  venha a  usufruir plenamente dos benefícios do Plano de  Salvação que Deus estabeleceu em  seu amado Filho.  O apóstolo Paulo compreendeu  perfeitamente o  objetivo da  Educação Cristã:
'Admoestando  a  todo homem e ensinando a todo homem em  toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo' (Cl 1.28).
b) A educação do  crente, para que este logre alcançar a perfeição preconizada nas Sagradas Escrituras: 'toda  a  Escritura é  inspirada por Deus e útil  para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na  justiça, a fim de  que o  homem de  Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra' (2 tm 3.16,17).
c) A preparação dos  santos, visando capacitá-los a cumprir integralmente os preceitos divinos da  Grande Comissão: 'Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de  que se envergonhar, que maneja bem a palavra da  verdade' (2 tm 2.15)" (ANDRADE, Claudionor. Teologia da Educação Cristã: A missão educativa da  Igreja e suas implicações bíblicas e doutrinárias. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp.5-6).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
"[A Educação Cristã] FOI PRATICADA PELA IGREJA PRIMITIVA
Não    a menor sombra de  dúvida de  que o Novo testamento ordena a Igreja a ensinar. Mas  a Igreja Primitiva obedeceu mesmo esse mandamento?

A ILUSTRAÇÃO
Em Atos 2.41-47, temos um retrato da Igreja primitiva, o qual nos informa que eles 'perseveravam na doutrina [ensino] dos apóstolos' (At 2.42). Este  era  o padrão contínuo; não uma exceção.

A IMPLEMENTAÇÃO
Efésios 4 confirma o compromisso de ensinar. Jesus Cristo, após subir aos céus, deu dons aos homens, a fim de que servissem à Igreja, conforme está escrito: 'Uns [...]  para pastores e doutores [mestres, professores]' (Ef 4.11). O propósito? 'Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do  ministério, para edificação do  corpo de Cristo' (Ef 4.12); mais uma outra prova de  que os talentosos são chamados para o ministério da  multiplicação e não da  adição.
Para  o  judeu, não havia uma posição mais alta na  escada da sociedade do  que a de  rabino. Por conseguinte, quando a Igreja do primeiro século foi ensinada sobre a doutrina dos dons espirituais, confrontou-se com um  problema. As pessoas clamavam pelo 'dom de  ensino' com todos os privilégios a ele  pertencentes. Como resultado, tiago  teve de  emitir esta advertência: 'Meus  irmãos, muitos de  vós não sejam mestres [professores], sabendo que receberemos mais duro juízo'  (tg 3.1). Considerando que o professor é compelido  a falar e que a língua é o último membro a ser dominado (tg 3.2), deve-se ter muito cuidado, ao  aspirar tal  responsabilidade, ponderada e sensata.
As  evidências bíblicas acima devem ser constrangedoras o bastante para atrair o  sério e  abortar o  superficial [a  respeito do ensino]" (GANGEl, Kenneth; HENDRICKS, Howard G. (Eds.).  Manual de Ensino para o Educador Cristão: Compreendendo a natureza, as  bases e o alcance do  verdadeiro ensino cristão. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.7).

VOCABULÁRIO
Mister: Urgência.
Utilitarista: Busca egoísta do prazer individual.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ANDRADE, Claudionor. Teologia da  Educação Cristã: A missão educativa da Igreja e suas implicações bíblicas e  doutrinárias.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
GANGEL ,  Kenneth ;  HENDRICKS, Howard G. (Eds.).  Manual de Ensino para o Educador Cristão: Compreendendo a natureza, as  bases e o alcance do verdadeiro ensino cristão. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 1999.
GEISlER,  Norman; ZACHARIAS, Ravi.  Sua   Igreja  Está  Preparada?  Motivando Líderes Para Viver  Uma   Vida Apologética.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 54, p.40.

EXERCÍCIOS

1. Segundo a lição,  o que  significa "educar"?
R. Criar  uma criança; cuidar, instruir.

2. O que devemos fazer se queremos uma sociedade mais justa e solidária?
R. Precisamos, como Igreja do  Senhor, valorizar o ensino da  Palavra de  Deus.

3. Qual  é a maior e mais acessível agência de educação religiosa das igrejas evangélicas?
 R. A Escola Dominical.

4. De  acordo com a  lição, qual era  a  ordem do  Senhor para os israelitas?
R.  Que  os israelitas priorizassem a educação de  seus filhos.

5. Qual  era  o propósito do memorial erguido por Josué  com  as doze pedras do Jordão?
R. As crianças, ao  verem esse memorial, ouviriam a sua história e aprenderiam mais sobre o Deus de  seus pais


Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!

Agradecimento





FEED