Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

sábado, 1 de junho de 2013

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD - JOVENS E ADULTOS 2º TRIMESTRE 2013



Título: A Família Cristã no Século XXI - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo 
Comentarista: ELINALDO RENOVATO
Lição 9: A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE
Data:   2 de junho de 2013

TEXTO ÁUREO

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou"
(Gn 1.27).
VERDADE PRÁTICA

Apesar da  grotesca e abominável exploração sexual que vitima o mundo atual, não podemos esquecer-nos dos princípios bíblicos que regem o relacionamento entre os sexos.


HINOS SUGERIDOS 
198, 253, 576

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Pe  1.15
Santos em  toda a maneira de  viver
Terça - 1 Ts 3.13
Irrepreensíveis em  santidade
Quarta - Is 5.20
Deus condena a inversão de  valores
Quinta - Gn 2.22-24
Deus criou dois sexos: masculino e feminino
Sexta - Gn 2.24
Intimidade só após o casamento
Sábado - Hb  13.4
Leito sem mácula

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Tessalonicenses 4.3-5; 5.23
3. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,
4. que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra,
5. não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam
1 Pedro 1.14-16
14. como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em
vossa ignorância;
15. mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira
de viver,
16. porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

INTERAÇÃO

Por muito tempo era  tabu falar sobre a sexualidade na Igreja Evangélica. Muito  se  avançou neste sentido, mas sabemos que o assunto ainda é necessário e precisa ser  desenvolvido com propriedade e seriedade. Pessoas mal resolvidas na  sua sexualidade podem ter  sérios problemas conjugais. É importante desconstruir a ideia de que o sexo é pecaminoso. Os cristãos devem entender que o sexo no âmbito do  casamento expressa a vontade de Deus para um matrimônio feliz

OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

  • Identificar algumas questões importantes sobre a sexualidade.

  • Reconhecer o valor da pureza sexual antes do  casamento.

  • Compreender o que a Bíblia ensina sobre a homossexualidade


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, a homossexualidade é um  tema polêmico em  qualquer debate, seja na política, seja na  ciência ou  na  religião. No entanto, a postura da  igreja local é educar os seus membros à luz  da  Bíblia mostrando que o homossexualismo é pecado e como o crente deve lidar com essa questão. Para aprofundar o tópico III da  presente lição sugerimos a seguinte atividade: divida a classe em  dois ou três grupos de,  no máximo, cinco pessoas por grupo. Peça  para eles opinarem sobre as seguintes questões, respectivamente: "O homossexualismo é pecado?"; "Como a igreja deve lidar com isso?";  "Como deve ser o nosso relacionamento pessoal com um  homossexual (na escola, no trabalho, etc.)?"  Em seguida, conclua o debate dizendo que o Senhor aborrece a prática pecaminosa, mas ama as pessoas, pois foi por elas que o Senhor Jesus morreu. Boa aula!
  
COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO

PALAVRA-CHAVE
Sexualidade: O conjunto dos fenômenos da vida sexual; Qualidade sexual; sexo.
Sabemos que o sexo foi criado por Deus com um propósito elevado, nobre e saudável. No entanto, desde a Queda, a sexualidade vem sendo deturpada de modo irresponsável, pecaminoso e grotesco. Assim, por ser também um tema bíblico, tal assunto deve ser abordado na Escola Dominical. O objetivo desta lição é ajudar às famílias, proporcionando-lhes uma visão bíblica e ortodoxa a respeito deste assunto. Afinal, como Igreja de Cristo, temos de ser santos em toda a nossa maneira de ser.

I. QUESTÕES SOBRE A SEXUALIDADE

1. Um  mundo dominado pelo erotismo.  Vivemos numa sociedade marcada por um  erotismo tão maligno e  ímpio, que não poupa sequer as crianças. Nossas famílias, principalmente as crianças, estão sendo expostas à exploração do sexo de modo intenso e irresponsável. O sexo em si não é pecaminoso, pois foi Deus quem o criou. O Diabo, porém, encarregou-se de transformá-lo em algo vergonhoso e vil. Eis porque temos de  educar nossas crianças e  jovens segundo os princípios da  Palavra de  Deus, para que não sejam destruídos. Infelizmente há cristãos, inclusive obreiros, que, utilizando-se indevidamente da   internet tornam-se vítimas da pornografia. O fácil  acesso a esse tipo de material vem roubando a  alegria da   salvação  de   muita  gente . Portanto, tomemos cuidado com o que vemos no  computador (leia Sl 101.3).

2. Fornicação é pecado. Não  querendo  Deus que o homem vivesse só, deu-lhe uma esposa (Gn 2.18). Por isso, o Cântico dos Cânticos de   Salomão exalta o relacionamento sexual não entre solteiros, mas entre um homem e uma mulher devidamente casados (Ct 4.1-12; Ef 5.22-25). Isso significa que o sexo antes ou  fora do  casamento desagrada a Deus. E quem vive  na  prática do  pecado não herdará o Reino de  Deus (Ef 5.5).

3. Prazer no casamento. Muita  gente acha que o relacionamento sexual entre marido e mulher tem como único objetivo a procriação. Isso é um  erro. Na Bíblia, encontramos vários textos que incentivam o casal a desfrutar das alegrias conjugais. Em Provérbios 5.18-23, os cônjuges são exortados a usufruírem da  intimidade matrimonial. Por outro lado, o homem é advertido contra "a mulher estranha", a adúltera. Em seguida, é incentivado a valorizar a união matrimonial e santa, exaltando sempre a monogamia, a fidelidade e o amor (Ec 9.9; Ct 4.1-12; 7.1-9).

SINÓPSE DO TÓPICO (1)

Vivemos numa sociedade dominada pelo erotismo e pela sexualidade distorcida que nada tem com a ética cristã.

II.O VALOR DA PUREZA SEXUAL ANTES  DO CASAMENTO

1. No  Antigo Testamento. A Bíblia  exalta a pureza na  vida de  um  jovem (Sl 119.9-11). Aliás, esse texto é indispensável a todo servo de  Deus. As  leis  sobre a  castidade eram rigorosas. Se uma jovem, por exemplo, tivesse relações sexuais antes do casamento  era  apedrejada até à morte (Dt 22.20,21), e o sacerdote só poderia se casar com uma virgem (lv  21.13,14), demostrando  que  em   Israel, a  virgindade  era   necessária e valorizada por todos (Gn 34.7).

2. Em o Novo Testamento. Doutrinando os coríntios sobre a fidelidade a Cristo, Paulo faz alusão ao  valor da  virgindade: "Porque estou zeloso de vós com zelo de  Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a  saber, a  Cristo" (2  Co 11.2). Por conseguinte, a pureza sexual em o Novo testamento é tanto para o homem quanto para a mulher. Ambos devem manter-se castos e virgens até o casamento.

SINÓPSE DO TÓPICO (2)

No Antigo e em  o Novo testamento, a pureza sexual de  um jovem é exaltada e valorizada.

III. O SEXO QUE A BÍBLIA CONDENA

1. A prática do homossexualismo. De acordo com o Dicio nário Houaiss, homossexualismo
é a prática amorosa ou  sexual entre indivíduos do  mesmo sexo. O que a Bíblia  tem a dizer sobre esse assunto?
No princípio, o Criador não uniu dois "machos" nem duas "fêmeas". A Bíblia é clara: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de  Deus o criou; macho e fêmea os  criou"  (Gn 1.27). Mais adiante, acrescenta o texto bíblico:  "E disse o Senhor Deus: Não é  bom que o  homem esteja só; far-lhe-ei uma  adjutora que  esteja como diante dele"  (Gn 2.18). tais passagens mostram que Deus criou apenas dois gêneros bem distintos: homem e mulher. Isto significa que o homossexualismo é  pecado. Não  resta  dúvida! É um  pecado de  tal  forma abominável que até mesmo o dinheiro proveniente de  tal prática não deve ser introduzido na  Casa de   Deus: "Não  trarás salário de  prostituição nem preço de sodomita à Casa do  Senhor, teu Deus, por  qualquer voto; porque uma  e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor, teu  Deus" (Dt 23.18 - ARA).
Cumpre ressaltar, aqui, que não admitimos qualquer tipo de violência contra os homossexuais.  Mesmo porque, cumpre-nos ganhá-los para Jesus. E, graças a Deus, há  muitos ex-homossexuais  que, hoje, servem fielmente ao  Senhor (1 Co 6.11).

2.  Educando os  jovens na  Palavra de Deus. Com  base na  Bíblia  Sagrada, ensinemos às nossas crianças, adolescentes e jovens, que o sexo é permitido por Deus para o prazer de um homem e uma mulher unidos pelo matrimônio. O sexo fora ou  antes do casamento é  pecado e  contrário ao  plano de  Deus na  vida de  um casal crente. Enquanto isso, prontifiquemo-nos a  orar pelas autoridades constituídas, para que não instituam leis cujo único objetivo é promover o pecado e destruir a família tradicional

SINÓPSE DO TÓPICO (3)

A união heterossexual é o único modelo de casamento aprovado por Deus. tal  verdade condena o homossexualismo

CONCLUSÃO
O casamento, de  acordo com a Palavra de  Deus, é monogâmico, heterossexual e indissolúvel. E não podemos fugir a esse padrão. Quanto ao ato sexual, só é lícito se praticado no  casamento; antes e fora do  matrimônio é pecado. Que sejamos, como servos do  Senhor, exemplo de moderação, ética e, acima de tudo, santidade e pureza em todos os aspectos de  nossa vida.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I

Subsídio Vida Cristã
"você  necessita de algum encorajamento e ideias para ajudá-lo a iniciar um  'Renascimento' [no casamento]?
Pensamos ser possível que haja tal renascimento antes das crianças deixarem o lar. Na verdade você precisa disto! Quando chegar o dia em  que as crianças tiverem partido, e você acordar, olhar espantado para a pessoa com quem não está encorajado a passar o resto da  sua vida... pode não ter o  desejo de reacender a chama do  casamento.
Qual porta do Renascimento Você Deseja Abrir?
A  maioria dos homens com quem conversamos enquanto pesquisávamos para este livro, admitiam pensar que um  Renascimento seria fazer amor quatro vezes por semana [...].  Após conscientizarem-se  quão ridículo isto era, muitos apontaram a amizade que desejavam restabelecer com sua esposa.
O Renascimento desejado pelas mulheres não divergia muito do dos homens: um  marido atencioso às necessidades emocionais, alguém para conversar e valorizá-la por quem ela  é - e não por seus dotes domésticos como: quão bem ela limpa casa, a  cozinha ou    conta do  'serviço' [...]" (JOHNSON, Greg; YORKEY, Mike.  A segunda década do Amor: Renovando o casamento antes que os filhos saiam para viver suas próprias vidas. 1.ed. Rio  de Janeiro: CPAD, 1996, p.23).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II

Subsídio Teológico
"O relato da  criação ensina que homens e  mulheres foram criados para viver em  relação com o Criador e uns com os outros. O fato de  a humanidade rejeitar uma relação com o Criador resulta na  perversão de  todas as outras relações. O  que Deus declarou bom, isto é,  que homem e  mulher vivessem juntos numa relação como uma só carne (Gn 2.18-25), é trocado por relações nas quais os homens se engajam em  relações sexuais com outros homens, e mulheres com outras mulheres [Romanos 1] (vv.26,27). Estes atos são 'contrário[s] à natureza', ou seja, eles infringem a ordem criada. A frase no  versículo 27, 'cometendo torpeza', mostra que o que é condenado é o ato homossexual ou  lésbico, não a tentação em  si. O contexto também deixa claro que a razão de a homossexualidade ser abordada aqui não é porque seja mais perversa que os outros tipos de  pecados sexuais. Antes, Paulo a usa para mostrar como o pecado perverte a ordem criada de  macho e fêmea.
O  versículo 28 segue o  mesmo padrão que já  vimos acima: O ato de  a humanidade rejeitar o conhecimento de  Deus que lhes está disponível conduz à punição divina. Há um  jogo de palavras no original grego que reforça o argumento de  Paulo de  que a punição se ajusta ao  pecado. Porque 'eles  se não importam' (dokimazo) em reter o verdadeiro conhecimento de  Deus, 'Deus  os entregou a um sentimento perverso [adokimos].
A lista de vícios que se segue denota os tristes efeitos da perda da  capacidade de  a humanidade ver  a verdade. A linha introdutória da  lista de  maus comportamentos: 'Estando cheios de  toda iniquidade' (v.29), indica que o apóstolo quer que a lista seja considerada como um  todo. O ponto dos versículos 29 a 31não deve ser achado examinando cada ação mencionada. A ênfase está em  como o vasto alcance da  depravação humana pode ser remontado à  rejeição voluntariosa de  Deus. listas  de  vício  como esta eram comuns em escritos do  período, tanto em  escritos judaicos quanto helenistas" (ARRINGtON, French l.; StRONStAD, Roger (Eds.).  Comentário Bíblico Pentecostal: Novo  Testamento. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD,2008, pp.823-24).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
JOHNSON, Greg; YORKEY, Mike. A segunda década do Amor: Renovando o casamento antes que os  filhos saiam para viver suas próprias vidas. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 1996.
HEGStROM, Paul. Homens Violentos e as Mulheres que os Amam: Quebrando o  ciclo  do Abuso Físico e Emocional. 1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2010.
MIllER, Molly Ann. Meu  Marido tem um Segredo: Encontrando a Libertação para o Vício Sexual. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 54, p.40.

EXERCÍCIOS

1. Qual   advertência do  Salmo 101.3 para o cristão?
R. "Não porei coisa má  diante dos meus olhos".

2. O sexo é algo  pecaminoso? Justifique a sua resposta.
R. O sexo em  si não é pecaminoso (Gn 1.31), pois foi Deus quem o criou.

3. O relacionamento sexual entre marido e mulher tem como objetivo  único a procriação? Cite uma referência  bíblica que justifique sua resposta.
R. Não. Na Bíblia, encontramos vários textos que incentivam o casal a desfrutar das alegrias conjugais: Pv 5.18-23; Ec 9.9; Ct 4.1-12; 7.1-9.

4. Cite um texto bíblico em  o Novo Testamento que faça alusão a virgindade para o homem e para a mulher.
R. 2 Coríntios 11.2.

5. Cite duas referências bíblicas que mostre que Deus criou apenas dois gêneros distintos: homem e mulher.
R. Gênesis 1.27; 2.18.
 

Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!

Agradecimento





FEED