Titulo: Elias e Eliseu – Um ministério de poder para toda a Igreja
Data: 13
de Janeiro de 2013
TEXTO
ÁUREO
"E
ele lhes disse: Qual era o trajo do homem que vos veio ao encontro e vos falou
estas palavras? E eles lhe disseram: Era um homem vestido de pelos e com os
lombos cingidos de um cinto de couro. Então, disse ele: É Elias, o
tisbita"
(2
Rs 1.7,8).
VERDADE
PRÁTICA
A
vida de Elias é uma história de fé e coragem. Ela revela como Deus
soberanamente escolhe pessoas simples para torná-las gigantes espirituais.
HINOS SUGERIDOS
84,
336, 340
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
– 1 Rs 18.36
O
Deus de Elias
Terça
– 1 Rs 18.41-45
A
fé de Elias
Quarta
– 1 Rs 17.1
A
vocação de Elias
Quinta
– 2 Rs 9.35,36
A
natureza do ministério de Elias
Sexta
– 1 Rs 18.18
A
função social do profeta Elias
Sábado
– Mt 17.10-13
O
lugar de Elias nas Escrituras
LEITURA BÍBLICA
EM CLASSE
1
Reis 17.1-7
1. Então, Elias, o tisbita, dos moradores de
Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de
Israel,
perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão
segundo
a minha palavra.
2. Depois, veio a ele a palavra do SENHOR,
dizendo:
3. Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e
esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está
diante
do Jordão.
4. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu
tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5. Foi, pois, e fez conforme a palavra do
SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de
Querite,
que está diante do Jordão.
6. E os corvos lhe traziam pão e carne pela
manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
7. E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se
secou, porque não tinha havido chuva na terra.
rdade.
INTERAÇÃO
Sobre
o chamado de Elias - como ele se deu (onde e quando) - as Escrituras silenciam. Em contrapartida,
a Bíblia mostra um Elias ousado, temente a Deus e pronto para realizar a
vontade divina. Isso é fruto de uma verdadeira vocação divina. O verdadeiro
chamado nasce no coração. Ele arde como chama interior. Porém, se desenvolve
para muito além do recôndito da alma. O chamado de Deus na vida de uma pessoa
também floresce publicamente. Vai além da família e da igreja local. Esse
chamado que inunda à alma, a igreja reconhece, a liderança confirma e Deus usa.
Afinal de contas, qual é o seu chamado?
OBJETIVOS
Após
esta aula, o aluno deverá estar apto a:
- Descrever a vocação e a chamada de Elias.
- Compreender como se deu a atuação do profeta Elias.
- Destacar o papel de Elias junto a monarquia e nas Escrituras.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Prezado
professor, para concluir a lição desta semana, sugerimos uma atividade prática.
Você vai precisar de papel ofício e caneta. Distribua-os à classe. Em seguida
solicite a cada aluno para que escreva o que mais gostam de fazer na vida. Logo
após, pergunte se o que apontaram tem haver com o chamado pessoal de Deus.
Conclua a atividade explicando o quanto eles precisam considerar o chamado do
Eterno nas esferas de suas vidas. Afirme que tal chamado pode ou não se dar na
esfera eclesiástica, mas também na "secular".
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
PALAVRA-CHAVE
Vocação: Escolha,
chamamento, disposição.
Nesta lição, estudaremos mais
detalhadamente os fatos relacionados à vida e à obra de um dos maiores
personagens da história sagrada. Elias aparece nas páginas da Bíblia como se
viesse do nada. De fato a Escritura silencia sobre a identidade de seus pais e
também de sua parentela; diz apenas que ele era tisbita, dos moradores de
Gileade! Parece muito pouco para um homem que irá ocupar um grande espaço na
história bíblica posterior. Todavia é esse homem enigmático que protagoniza os
fatos mais impactantes na história do profetismo de Israel. Isso acontece
quando denuncia os desmandos do governo dos seus dias e desafia os falsos
profetas que infestavam o antigo Israel. Elias é um modelo de autenticidade e
autoridade espiritual a quem devemos imitar.
I. A IDENTIDADE
DE ELIAS
1.
Sua terra e sua gente. O relato sobre a vida do profeta Elias inicia-se com uma
declaração sobre a sua terra e seu povo: "Então, Elias, o tisbita, dos
moradores de Gileade" (1 Rs 17.1). Estas palavras põem no cenário bíblico
uma das maiores figuras do movimento profético. Elias era de Tisbe, um lugarejo
situado na região de Gileade e a leste do rio Jordão. Esse lugar não aparece em
outras passagens bíblicas, mas é citado somente no contexto do profeta Elias (1
Rs 21.17; 2 Rs 1.3,8; 9.36). Elias se tornou muito maior do que o meio no qual
vivia. Na verdade, não foi Tisbe que deu nome a Elias, mas foi Elias que
colocou Tisbe no mapa! Davi, Pedro, Paulo, também construíram uma história
cheia de sentido e significância. Todos nós deveríamos imitá-los e viver de tal
modo que a nossa história se tornasse um testemunho para a posteridade.
2.
Sua fé e seu Deus. O nome do profeta Elias já revela algo de sua identidade,
pois significa Javé é o meu Deus ou ainda Javé é Deus. Elias era um israelita e
como tal professava sua fé no Deus verdadeiro que através da história havia se
revelado ao seu povo. Com o desenrolar dos fatos vemos o profeta afirmando essa
verdade. Por exemplo, quando desafiava os profetas de Baal, Elias orou: "Ó
Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus
em Israel, e que eu sou teu servo" (1 Rs 18.36). Deus era o Senhor dos
patriarcas; da nação de Israel e Elias era um servo dEle! Deus era o Senhor de
Abraão, um dos maiores personagens da história bíblica, mas Elias estava
consciente de que Ele também era o seu Deus!Assim como Elias, o crente deve
saber de forma precisa quem é seu Deus para que dessa forma possa ter uma fé viva e não vacilante.
SINÓPSE
DO TÓPICO (I)
Elias
era oriundo de Tisbe, lugarejo a leste do Rio Jordão. Seu nome significa
"Javé é o meu Deus".
II.
O MINISTÉRIO PROFÉTICO DE ELIAS
1.
Sua vocação e chamada. A vocação e chamada de Elias foram divinas da mesma
forma como foram as vocações e chamadas dos demais profetas canônicos. Esse
fato é logo percebido quando vemos o profeta Elias colocar Deus como a fonte
por trás de suas enunciações proféticas: "Vive o Senhor, Deus de Israel,
perante cuja face estou" (1 Rs 17.1). Em outra passagem bíblica Elias diz
que suas ações obedeciam diretamente a uma determinação divina (1 Rs 18.36).
Somente um profeta chamado diretamente pelo Senhor poderia falar dessa forma.
De uma forma geral todo cristão foi chamado para a salvação, porém, alguns
foram chamados para tarefas especiais. É a nossa vocação e chamada quem nos
habilita para a obra do Senhor.
2.
A natureza do seu ministério. A natureza divina e, portanto, sobrenatural do
ministério do profeta Elias é atestada pela inspiração e autoridade que o acompanhavam.
A história do profeta Elias é uma história de milagres. É uma história de
intervenções divinas no reino do Norte. Encontramos por toda parte nos livros
de Reis as marcas da inspiração profética no ministério de Elias. Isso é
facilmente confirmado pelo escritor bíblico quando se refere à morte de Jezabel
(2 Rs 9.35,36). Assim como Elias predisse, aconteceu! Elias possuía inspiração
e autoridade espiritual. De nada adianta possuir um ministério marcado pela
popularidade e fama se ele é carente de autoridade e poder divino.
SINÓPSE
DO TÓPICO (II)
A
inspiração e a autoridade encontradas em Elias denotam a natureza divina do seu
ministério.
III.
ELIAS E A MONARQUIA
1.
Buscando a justiça. Na história do profetismo bíblico observamos a ação dos
profetas exortando, denunciando e repreendendo aos reis (1 Rs 18.18). O livro
de 1 Reis mostra que o profeta Elias foi o primeiro a atuar dessa forma. Na
verdade as ações dos profetas revelam uma luta incansável não somente em busca
do bem-estar espiritual, mas também social do povo de Deus. Quando um monarca
como o rei Acabe se afastava de Deus, as consequências poderiam logo ser
percebidas na opressão do povo. A morte de Nabote, por exemplo, revela esse
fato de uma forma muito clara (1 Rs 21.1-16). Acabe foi confrontado e
denunciado por Elias pela forma injusta como agiu!
2.
A restauração do culto. Como vimos, os monarcas bíblicos serviam tanto de guias
políticos como espirituais do povo. Quando um rei não fazia o que era reto
diante do Senhor, logo suas ações refletiam nos seus súditos (1 Rs 16.30). A
religião, portanto, era uma grande caixa de ressonância das ações dos reis
hebreus. Nos dias do profeta Elias as ações de Acabe e sua mulher Jezabel
sofreram oposição ferrenha do profeta porque elas estavam pulverizando o
verdadeiro culto (1 Rs 19.10). Em um diálogo que teve com Deus, Elias afirma
que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Deus verdadeiro e em seu
lugar levantado outros altares para adoração aos deuses pagãos. Como profeta de
Deus coube a Elias a missão de restaurar o altar do Senhor que estava em ruínas
(1 Rs 18.30).
SINÓPSE
DO TÓPICO (III)
Elias
denunciou que a casa real havia derrubado o altar de adoração ao Senhor.
IV.
ELIAS E A LITERATURA BÍBLICA
1.
No Antigo Testamento. Até aqui vimos que os dois livros de Reis e uma porção do
livro das Crônicas trazem uma ampla cobertura do ministério profético de
Elias. O Antigo Testamento mostra que
com Elias tem início a tradição profética dentro do contexto da monarquia. Foi
Elias quem abriu caminho para outros profetas que vieram depois. Mas Elias não
possuía apenas um ministério de cunho profético e social, seu ministério também
era escatológico. Malaquias predisse o aparecimento de um profeta como Elias
antes "do grande e terrível dia do Senhor" (Ml 4.5).
2. No Novo Testamento. Em o Novo Testamento
encontramos vários textos associados à pessoa e ao ministério do profeta Elias.
Jesus identifica João, o batista, como aquele que viria no espírito e poder de
Elias (Lc 1.17; Mt 17.10-13). No monte da transfiguração, o evangelista afirma
que Elias e Moisés falavam com o Salvador acerca da sua "partida" (Mt
17.3; Lc 9.30,31). Quando o Senhor censurou a falta de fé em Israel, ele trouxe
como exemplo a visita que Elias fizera à viúva de Sarepta (Lc 4.24-26). No
judaísmo dos tempos de Jesus, Elias era uma figura bem popular devido aos
feitos miraculosos, o que levou alguns judeus acharem que Jesus seria o Elias
redivivo (Mt 16.14; Mc 6.15; 8.28).
SINÓPSE
DO TÓPICO (IV)
Com
Elias, o Antigo Testamento destaca o desenvolvimento da tradição profética no
regime monárquico.
CONCLUSÃO
Os
comentaristas bíblicos observam que os capítulos 17-22 do livro de 1 Reis, que
cobrem o período do reinado de Acabe, mostram que o declínio religioso termina
com arrependimento ou julgamento divino. De fato, observamos que a mensagem
profética de Elias visava primeiramente a produção de arrependimento e não a
manifestação da ira divina. Isso é visto claramente quando Acabe se arrepende e
o Senhor adia o julgamento que havia sido profetizado para os seus dias (1 Rs
21.27-29). Fica, pois, a lição para nós revelada na história do profeta Elias:
a graça de Deus é maior do que o pecado e suas consequências. Fomos alcançados por essa graça!
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio
Sociológico
"A
Profecia entre os Hebreus
Dos
nomes hebreus aplicados aos profetas como representantes de um movimento
espiritual em Israel, o termo nabhi' foi, sem dúvida alguma, o mais largamente
usado. Originalmente pensava-se que era derivado de uma raiz indicando um
'orador', mas agora é sabido que seu significado básico é 'chamar'. O nabhi'
era, portanto, um indivíduo que tinha sido chamado por Deus para algum
propósito específico, e que assim mantinha um relacionamento espiritual em
particular com Ele. O profeta era essencialmente uma figura carismática,
autorizado a falar aos israelitas em nome do seu Deus. Antes da época de
Samuel, tais indivíduos eram geralmente designados como um 'homem de Deus', e
na mesma época de Saul e Davi essa expressão era aparentemente sinônimo de
nabhi'. As declarações dos profetas hebreus eram consequência direta de seu
relacionamento espiritual com Deus, e, em essência, abrangiam variações sobre
temas teológicos e da aliança cultuados na Lei. De fato, não há uma única
doutrina profética que já não tenha sido apresentada, ao menos na forma
embrionária, na Tora; deste modo, os profetas podem ser considerados
comentadores além de pioneiros doutrinários" (HARRISON, R. K. Tempos do
Antigo Testamento: Um Contexto Social, Político e Cultural. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010, p.218).
VOCABULÁRIO
Carismática:
Relativo a quem tem carisma. Força divina conferida a uma pessoa.
Recôndito:
Oculto, escondido.
Eclesiástica:
Pertencente ou relativo à Igreja; eclesial.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
ZUCK,
Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
DEVER,
Mark. A Mensagem do Antigo Testamento: Uma Exposição Teológica e Homilética. 1.
ed. Rio de Janeiro: 2008.
SAIBA
MAIS
Revista
Ensinador Cristão
Elias, o tisbita
Um dos homens mais enigmáticos da Bíblia é, sem dúvida, o
profeta Elias. Sobre sua origem pouco se sabe, além do fato de que era oriundo
de uma localidade citada apenas nos relatos relacionados à sua vida, Tisbi, nos
arredores de Gileade. Além disso, a Bíblia destaca também a forma como Elias se
vestia e como falava.
Pelo menos 3 pontos iniciais devem ser destacados no início
da história de Elias:
A) Apesar de sua origem humilde, era um homem que estava diante
do Senhor (1 Rs 17.1). A Bíblia não diz nada sobre a família de Elias, nem
sobre a chamada dele para o ministério profético, mas fala que ele estava
diante da face do Senhor. Estar diante de Deus é a melhor posição para quem
deseja ter um ministério frutífero. Quando Acabe se deparou com aquele homem
surgido do nada, encontrou uma pessoa simples, vestido de forma simples, com
uma mensagem simples, mas que estava, acima de tudo, diante de Deus.
B) Elias tinha uma mensagem (1 Rs 17.1). Elias não era um
homem de meias palavras, ou de mensagens indefinidas. Ele foi direto com o rei
Acabe, mostrando que Deus estava irritado com as atitudes do monarca. Acabe
acreditava que Baal era o responsável por enviar a chuva e trazer plantações
que alimentassem toda a nação. Se isso era verdade, então Israel realmente não
precisava do Senhor. Mas Deus estava naquele momento usando Elias para dizer ao
rei que o Deus de Israel faria com que a nação passasse por privações por causa
de sua idolatria. E a estiagem duraria pelo menos três anos, tempo suficiente
para amolecer o coração do povo e mostrar-lhe que o Deus de Abraão, Isaque e
Jacó era o Deus que abençoava o povo com suas dádivas.
C) Elias tinha uma atitude obediente para com Deus. Após ter
falado com Acabe, recebeu uma ordem de Deus para que se dirigisse ao ribeiro de
Querite, onde seria sustentado pelos corvos (1 Rs 17.5). Essa atitude obediente
é que Deus espera de seus servos em todos os momentos. Querite representaria
para Elias um momento de anonimato — depois de desafiar o rei, Elias se tornou
conhecido em todo o reino, e foi procurado por Jezabel em diversos lugares — A
obediência de Elias o preservou em segurança das mãos de Jezabel nos anos de
seca, e o preparou para os próximos desafios que iria enfrentar para que o povo
retornasse aos caminhos do Senhor.
CPAD,
nº 53, p.37.
EXERCÍCIOS
1.
Qual o significado do nome Elias?
R.
Javé é Deus.
2.
Que fatos autenticam o ministério profético de Elias?
R.
A inspiração e autoridade espiritual.
3.
Descreva a atuação de Elias durante a monarquia na qual viveu.
R.
Elias combateu a injustiça e buscou a restauração do culto.
4.
Que fatos podem ser destacados sobre o ministério de Elias no Antigo
Testamento?
R.
Elias possuía um ministério de cunho social, profético e escatológico.
5.
Cite pelo menos três referências bíblicas sobre Elias em o Novo Testamento
R.
Mateus 16.14; Marcos 6.15 e Lucas 1.17.
Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!