Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Título: Os Doze Profetas Menores — Advertências e consolações para a santificação da Igreja de Cristo Comentarista: Esequias Soares


Lição12: Zacarias—O Reinado Messiânico
Data: 23 de Dezembro de 2012

TEXTO ÁUREO

      "Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra"
(Jr 23.5).

VERDADE PRÁTICA

Jesus é tanto o Salvador do mundo, como Rei do Universo.

HINOS SUGERIDOS 
84, 258, 406
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Is 2.2-4
A guerra não mais existirá
S
Terça - Is 11.6-9
A plenitude da paz universal
T
Quarta - Jr 23.5,6
Haverá completa segurança na terra
Q
Quinta - Zc 14.11
Jerusalém habitará segura
Q
Sexta - At 3.20,21
A restauração de todas as coisas
S
Sábado - 2 Pe 3.13
Esperamos novos céus e nova terra
S
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Zacarias 1.1; 8.1-3,20-23

  Zacarias 1
  1. No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do  SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo:       
 Zacarias 8
1. Depois, veio a mim a palavra do SENHOR dos Exércitos,           dizendo:
2. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo e com grande indignação zelei por ela. 
3. Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do SENHOR dosExércitos, monte de santidade.
20. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades;
21. e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos       depressa suplicar o favor do SENHOR e buscar o SENHOR dos Exércitos; eu também irei. 
 22. Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o SENHOR dos Exércitos e suplicar a bênção do SENHOR.
23. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.

INTERAÇÃO
Zacarias foi contemporâneo do profeta Ageu. Ele teve uma série de visões durante os dois primeiros anos das obras de reconstrução do Templo. Essas visões objetivavam incitar no povo ânimo para o exercício do trabalho intenso na restauração do Templo. Os judeus estavam livres do exílio, mas o Templo não estava acabado. A reconstrução do Templo traria uma nova esperança para os judeus, pois a nação, no futuro, também seria restaurada espiritualmente. A primeira e a segunda vinda de Jesus Cristo são, focalizadas pelas profecias de Zacarias, como cumprimento da esperança judaica.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender a estrutura e a mensagem do livro de Zacarias.
Explicar a promessa de restauração da nação.
Saber que o reino messiânico é real.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

           Prezado professor, para que os alunos compreendam com mais facilidade o conteúdo da lição, utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. Explique aos alunos que podemos destacar ao longo da profecia de Zacarias dois propósitos principais: Os capítulos 1 - 8 foram escritos para encorajar o remanescente judeu na construção do Templo, em Judá. Enquanto que nos capítulos 9 - 14 o profeta trata de Israel e do Messias. O tema do livro é o Messias de Israel, todavia, Jerusalém também ocupa um espaço especial.

ESBOÇO DO LIVRO DE ZACARIAS

PRIMEIRA PARTE  
Palavras proféticas e a reedificação do Templo (1.1 — 8.23)
  Introdução (1.1-6).
  Série de oito visões:  (1.7—6.8).
    [a] dos cavaleiros entre as murtas; 
    [b] dos quatro chifres e quatros ferreiros;
    [c] dum homem medindo Jerusalém; 
    [d] da purificação de Josué, o sumo sacerdote; 
    [e] do castiçal de ouro e duas oliveiras; 
    [f] do rolo voante; [g] da mulher num efa; 
    [h] dos quatros carros
  A coroação de Josué como sumo sacerdote e o seu significado profético (6.9-15).
  Duas mensagens: O jejum e a justiça social; a restauração de Sião. (7.1—8.23).

SEGUNDA PARTE
A palavra profética a respeito de Israel e do Messias (9.1—14.21)
   Primeira profecia do Senhor: a intervenção triunfal do Senhor; a salvação messiânica; a rejeição do Messias (9.1—11.17)
   • Segunda profecia do Senhor: luto e conversão de Israel; a entronização do Rei Messias (12.1—14.21).

COMENTÁRIO

INTRODUÇÃO
PALAVRA-CHAVE 
Messias: pessoa na qual se concretizavam as aspirações de salvação ou redenção.

       Nessa lição, veremos que o livro de Zacarias apresenta os eventos do porvir como o epílogo da
história. O oráculo do profeta não fala a respeito de acontecimentos enigmáticos, mas de fatos reais e compreensíveis. Qualquer observador atento à época atual verificará que as demandas do nosso tempo apontam para um desfecho divinamente escatológico 

I. O LIVRO DE ZACARIAS

1. Contexto histórico (1.1). Zacarias e Ageu receberam os oráculos divinos no segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia, em 520 a.C. Conforme estudado anteriormente, a situação espiritual de Judá é a mesma descrita no livro de Ageu. A indiferença religiosa e o avanço do secularismo colocavam Deus em último plano. Por isso, tal como a história dos antepassados dos judeus, o Senhor estava desgostoso daquela geração (1.2,3).
2. Vida pessoal. Zacarias era de uma família sacerdotal, assim como Jeremias (Jr 1.1) e Ezequiel (Ez 1.3). Seu avô, Ido (1.1), era sacerdote e veio do exílio à Jerusalém no grupo liderado por Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque (Ne 12.1-4). Parece que "Baraquias", seu pai, faleceu quando o profeta ainda era criança. Assim, Zacarias fora então criado por seu avô. Isso pode justificar a omissão do seu nome em Esdras, que o chama apenas de "filho de Ido" (Ed 5.1). O ministério profético de Zacarias foi mais extenso que o de Ageu, pois ele menciona os oráculos entregues dois anos após o seu chamado (7.1).
3. Estrutura e mensagem. Os oráculos de Zacarias são apocalípticos. Eles foram entregues por visão (capítulos 1-6) e palavra (7-14). O assunto do livro é o Messias de Israel. Mas Jerusalém também ocupa espaço significativo na profecia. Há diversas referências diretas e indiretas a Zacarias em o Novo Testamento (Zc 9.9 cf. Mt 21.5; Zc 11.13 cf. Mt 27.9,10; Zc 12.10; Ap 1.7). A vinda do Messias e os demais eventos escatológicos predominam os capítulos 9-14.
4. Unidade literária. A respeito da unidade literária de Zacarias, as opiniões mais populares estão divididas em três grupos principais: os que defendem a unidade literária; os que consideram os capítulos 9-14 provenientes do período pré-exílio babilônico; e os que apontam para o período pós-exílio (os liberais). Esta última ideia é descartada pelos críticos conservadores.
A diferença de estilo literário é natural. Um autor pode mudar seu estilo com o tempo e com o assunto a ser tratado. Em relação à passagem de Zacarias 11.13 - onde o evangelista Mateus atribui autoria do seu conteúdo ao profeta Jeremias (cf.Mt 27.9) - há pelos menos duas explicações: 
a) Combinação profética. Jeremias comprou um campo (Jr 32.6-9) e visitou a casa do oleiro (Jr 18.2). O Antigo Testamento é rico em detalhes para narrar a obra redentora. Ele não se restringe apenas às profecias diretas. Os escritores do Novo Testamento reconhecem a presença de Cristo e sua obra na história da redenção (Jr 31.15 cf. Mt 2.16,17; Os 11.1 cf. Mt 2.15). Nesse caso, a citação de Zacarias 11.13 seria dos dois profetas. Entretanto, somente Jeremias é mencionado, porque ele é o profeta mais antigo e importante. Desse modo, temos a unidade literária.
b) Coletânea de profecias. A outra explicação é apenas hipotética. Seria uma coleção de oráculos entregues a Jeremias após a conclusão de seu livro. Eles teriam sido preservados pelo povo e, mais tarde, incluídos por Zacarias na segunda parte dos seus oráculos.

SINÓPSE DO TÓPICO (1)

Os oráculos do livro de Zacarias são apocalípticos. O assunto central é o surgimento do Messias de Israel.

II. PROMESSA DE RESTAURAÇÃO
 1. Sião. Zacarias introduz o oráculo com a usual fórmula profética (8.1). O discurso começa com a chancela de autoridade divina: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos" (8.2-4,6,7). Sião era originalmente a fortaleza que Davi conquistara dos jebuseus,  tornando-se, a partir daí, a sua cidade (2 Sm 5.6-9). Com o passar do tempo, veio a ser um nome alternativo de Jerusalém semelhante à descrição de Zacarias 8.3.
2. O zelo do Senhor (8.2). Jeová declara a si mesmo como Deus "zeloso" (Êx 20.5), e este é um dos seus nomes (Êx 34.14). Tal zelo diz respeito à sua santidade, cuja violação não pode ficar impune (Js 24.19). O zelo do Senhor ainda é manifestado como indignação quando o seu povo é trucidado por estrangeiros. Aos opressores, Deus há de açoitar (1.14,15).
3. Restauração de Jerusalém. A palavra profética anuncia: "Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém" (8.3b). Após a lição dos 70 anos de cativeiro, o Senhor se volta com zelo ao seu povo. Mas a promessa é para o futuro, quando Jerusalém tornar-se uma "cidade de verdade [...] monte de santidade" (8.3b). Temos aqui, uma reiteração do que disseram Zacarias (1.16; 2.10) e os demais profetas antes dos cativeiros assírio e babilônico (Is 1.16; Ez 36.35-38; Sf 3.13-17).

SINÓPSE DO TÓPICO (2)

A restauração de Jerusalém é uma promessa futura, pois quando ela tornar-se uma "cidade de verdade [...] monte de santidade", a promessa será cumprida.

III.  O REINO MESSIÂNICO

1. A pergunta pela paz. Quando de um atentado terrorista no Iraque, que matou um diplomata brasileiro, o então secretário geral das Nações Unidas, Koff Annam, declarou: "Já não existe mais lugar seguro no mundo". Diante disso, podemos perguntar: "É possível viver num mundo de justiça, paz e segurança?" A Bíblia assevera que sim! O profeta Zacarias, mostrando a trajetória da humanidade, descreve a história espiritual de Israel e o futuro glorioso de Jerusalém no Milênio (14.11,16,17).
2. A paz universal. As Escrituras Sagradas falam de um período conhecido como Reino Messiânico (ou Milênio), em que o próprio Senhor Jesus Cristo reinará por mil anos. Tribos, cidades, povos e nações achegar-se-ão a Deus pelo anúncio do evangelho. O contexto bíblico permite-nos dizer que essa profecia (8.20-22) é escatológica e aponta para a restauração de Jerusalém no Milênio (2.11; 3.10; Is 2.2-4; Mq 4.1-4). Nessa época, Israel estará plenamente restaurado tanto nacional quanto espiritualmente.
3. A orla da veste de um judeu (8.23). A expressão "naquele dia" é escatológica (2.11; Os 2.16; Jl 3.18). Aqui, ela refere-se ao Milênio. O número dez indica quantidade indefinida (Nm14.22;1Sm 1.8;Ne 4.12). O termo "judeu" no Antigo Testamento aparece frequentemente nos livros de Esdras e Neemias. Fora deles, só aparece em Ester e também em Jeremias. A vestimenta do judeu era de fácil identificação (Nm 15.38; Dt 22.12). E "agarrar-se à orla de sua veste" indica o desejo e o anseio do mundo gentio em desfrutar as bênçãos e os privilégios de Israel. Portanto, se a queda de Israel representou a riqueza do mundo, qual não será a glória dos gentios na sua plenitude? (Rm 11.11-14).

SINÓPSE DO TÓPICO (3)

O Reino Messiânico é o período onde todo o mundo desfrutará da verdadeira paz do Messias de Israel.

CONCLUSÃO
Diante do exposto, podemos concluir: se todas as profecias sobre os impérios passados e acerca da primeira vinda do Messias cumpriram-se fielmente, as profecias escatológicas igualmente se cumprirão. Os acontecimentos atuais por si só começam a confirmar essa realidade.

REFLEXÃO
     “O Messias veio como um servo para morrer por nós. Ele voltará como um Rei vitorioso. Submeta-se à sua liderança agora, a fim de que você esteja pronto para o retorno triunfante do Rei.”
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal


VOCABULÁRIO

Enigmático: Difícil de compreender ou interpretar.
Secularismo: Doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos. O secularismo, ou materialismo, tem o homem, e somente o homem, como medida de todas as coisas.
Hipotético: Duvidoso, incerto.
Trucidado: Morto com crueldade.
Reiteração: Repetição.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento: Um Contexto Social, Político e Cultural. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de Deus na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2009.

 EXERCÍCIOS

1. Qual o assunto do livro de Zacarias?
R. O Messias de Israel.

2. Cite três profecias de Zacarias cumpridas em Jesus.
R. Zc 9.9 cf. Mt 21.15; 11.13 cf. Mt 27.9,10; 12.10 cf. Jo 10.37.

3. Como o zelo de Jeová por Sião e Jerusalém é manifestado em Zacarias 8.3?
R.  "Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém" (8.3a).

4. Como se chama o reino de Cristo de mil anos?
R. Reino Messiânico ou Milênio.

5. O que significa pegar na veste de um judeu em Zacarias 8.23?
R. Indica o desejo e o anseio do mundo gentio em desfrutar as bênçãos e os privilégios de Israel.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI

Subsídio Sociológico                                                                

           "Zacarias, que profetizou perto do fim de outono de 520 a.C., também aguardava ansiosamente pela libertação da nação do domínio estrangeiro, e com confiança esperava que um povo renovado fosse governado por um descendente da casa de Davi. Ele deu continuidade ao trabalho de Ageu ao apressar a conclusão do segundo Templo; e em 515 a.C, cerca de setenta anos após a destruição da primeira construção, o seu sucessor foi consagrado. Embora os persas tivessem designado Tatenai como o governador militar de Judá (Ed 6.13), incentivaram o estado a funcionar como uma comunidade religiosa em vez de política, com o sumo-sacerdote Josias em seu comando. Quanto a Zorobabel, não se sabe se morreu ou se foi destituído do cargo pelos persas, como medida preventiva. Em todo caso, a situação política em Judá parece ter sido estabilizada pelo estabelecimento de um sistema teocrático apoiado pelo governo persa" (HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento: Um Contexto Social, Político e Cultural. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.285).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII

Subsídio Teológico
          
       "O futuro programa de Deus para o povo                           
Zacarias teve uma visão escatológica muito mais detalhada e completa que os outros profetas menores dos séculos VI e V. [...] Embora o tom global permaneça otimista, o profeta previu que a liderança do Senhor seria rejeitada, o que necessitaria julgamento purificador. O Senhor, porém, intervirá a favor do povo em uma batalha culminante. Isto levará ao arrependimento o povo e à concessão das bênçãos divinas.
A restauração de Jerusalém é central aos capítulos 1 a 8. Ao declarar a profunda ligação emocional com a cidade, o Senhor promete restaurar-lhe a prosperidade (Zc 2.10,11; 8.1-5). Tomará residência uma vez mais em Sião (Zc 2.10,11;8.3) e sobrenaturalmente a protegerá  (Zc 2.5). O foco da cidade restaurada será a habitação de Deus, o Templo reconstruído (Zc 1.17). Esses residentes da cidade que ainda estão no exílio voltarão em grandes levas (Zc 2.4,6,7; 8.7,8). Sinais das bênçãos divinas serão visíveis nas ruas da cidade, onde os que chegarem a uma idade madura verão crianças brincando contentemente (Zc 8.4,5). Embora muitos se maravilhem com esta reversão na situação de Sião, o Senhor todo Todo-Poderoso não compartilhará desse assombro, pois nada está acima do seu poder (v.6).
[...] Os capítulos de 1 a 8 de Zacarias também foca a liderança da Jerusalém restaurada. Sacerdotes e rei desempenham papéis proeminentes nestes capítulos. Na quarta visão noturna do profeta (Zc 3.1-10), ele testemunhou a purificação de Josué, o sumo sacerdote na comunidade pós-exílica daquela época. As 'vestes sujas' de Josué, símbolo do pecado, foram trocadas por 'vestes novas' e uma mitra limpa lhe foi colocada na cabeça (Zc 3.3-5). O Senhor encarregou Josué de obedecer aos mandamentos e prometeu recompensar-lhe a obediência, dando-lhe autoridade sobre o serviço do Templo e acesso ao conselho de Deus (vv. 6,7). Claro que a mensagem se aplica à nação inteira, porque Josué, como sumo sacerdote, representava o povo. O fato de ter sido limpo simbolizava o restabelecimento da nação como um todo e, mais particularmente, dos sacerdotes que faziam mediação entre Deus e o povo" (ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2009, pp.457-58).

SAIBA MAIS

Revista Ensinador Cristão
Zacarias: O reinado messiânico

Zacarias significa “o Senhor lembra”. Sua profecia tem por objetivo mostrar aos israelitas que Deus não se esquece de suas promessas. É também reconhecido, dentre o grupo dos profetas menores, como o único sacerdote que foi profeta. Além dele, dois profetas maiores também eram da linhagem sacerdotal: Ezequiel e Jeremias. Portanto, temos em tela mais um caso de uma pessoa nascida com uma função que posteriormente foi mudada pelo próprio Deus. Lembremo-nos de que ser sacerdote, naqueles dias, era menos difícil do que ser profeta, dado ao fato de que o sacerdote intercedia pelos homens a Deus, e o profeta falava aos homens sobre Deus. Da mesma forma que Ageu, Zacarias ministrou aos israelitas a fim de que eles retornassem a cuidar do término da construção do templo do Senhor.

Zacarias tem oito visões dadas por Deus, e que tratam da restauração de Israel e da vinda de tempos de prosperidade para o seu povo. As visões tratam também de uma época no futuro, em que o Servo de Deus (Jesus Cristo), haverá de Reinar.

Zacarias também trata de um assunto comum em seus dias, e também em nossos; o jejum. Zacarias mostra que o jejum não tem valor algum se não for acompanhado de atos que demonstram justiça e bondade para com o próximo “a palavra do SENHOR veio a Zacarias, dizendo: Assim falara o Senhor dos Exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e misericórdia, cada um a seu irmão; não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu próximo. Eles, porém, não quiseram atender e, rebeldes, me deram as costas e ensurdeceram os ouvidos, para que não ouvissem” (Zc 7.9-11). O Deus que mostra o pecado do seu povo é o mesmo Deus que contempla tristemente o descaso do seu povo para com sua palavra. Os israelitas haviam dado as costas para Deus, como se suas palavras não valessem nada. De nada adianta a privação de alimentos com objetivos espirituais desacompanhados de práticas que demonstram o quanto as pessoas que nos cercam podem ser alcançadas por atitudes justas e bondosas. De nada adianta ter a disposição para o cumprimento de ritos cerimoniais se não houver igual disposição para uma mudança de atitudes em relação ao nosso próximo. E de nada adianta ouvir Deus falar e dar-lhe as costas, como se aquilo que Ele diz não tivesse valor algum. Atentemos, portanto, para não apenas ouvir, mas atender ao que Deus está falando.

Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!

Agradecimento





FEED