Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

quinta-feira, 7 de abril de 2011

DISPENSAÇÕES (Períodos Bíblicos)


1.1. Neste estudo veremos que uma dispensação é um período de tempo, longo ou curto, no qual, através de uma lei fixa, Deus prova a humanidade, sob a qual a humanidade deve ser fiel e obediente para que possa receber as bênçãos prometida.
A separação de épocas (ou dispensações) da História Sagrada é o método mais antigo de estudar a Palavra de Deus. Este método não só é o mais antigo , más também o mais razoável. Com este sistema de estudo o aluno aprenderá a fazer as divisões das revelações que Deus deu à raça humana.
Neste estudo nosso principal livro de texto será a BÍBLIA. Pois nela encontramos a história da criação do mundo, da natureza, do passado, do presente e do futuro.
A palavra "dispensação", vem do latim "dispensatio". E significa administração, economia ou mordomia. Isso nos leva a afirmar que em cada período bíblico Deus esta administrando os tempos e as diferentes revelações manifestadas ao homem.
OS PACTOS.
Em cada dispensação há um pacto entre Deus e o homem, do qual Deus é o autor. Nesses pactos Deus estabelece certas condições que devem ser cumpridas pelo homem.
Os PACTOS de Deus para com o homem são OITO:
        1. PACTO EDENICO, feito com Adão ( Gênesis 1.28-30; 2.15-17)
        2. PACTO ADAMICO, feito com Adão e Eva depois de sua desobediência (Gênesis 3.14-19)
        3. PACTO COM NOÉ , feito depois do dilúvio (Gênesis 8.20; 9.1-17)
        4. PACTO COM ABRAAO, o qual foi confirmado a seu filho Isque e a seu neto Jacó (Gênesis 12.1-3; 26.1-5)
        5. PACTO MOSAICO, feito com Moisés depois do êxodo (Êxodo 20)
        6. PACTO PALESTINICO, feito com Israel
( Deuteronômio 30.1-10).
        1. PACTO DAVIDICO, FEITO COM Davi ( 2 Samuel 7.4-17)
        2. NOVO PACTO, corresponde al período que seguirá à manifestação de Cristo ( Hebreus 8.7-13)
Na Bíblia vamos encontrar sete dispensações:
          1. Dispensação da INOCENCIA
          2. Dispensação da CONSCIENCIA
          3. Dispensação do GOVERNO HUMANO
          4. Dispensação da PROMESSA
          5. Dispensação da LEI
          6. Dispensação da GRACA
          7. Dispensação do REINO OU MILENIAL.
Em cada período dispensacional, temos QUATRO coisas que se destacam:
          1. uma NOTA dominante: os pactos e o amor de Deus.
          2. Há um PROPOSITO definido no plano de Deus: Uma nova REVELACAO de Deus; normas que são abolidas, outras que continuam, outras que são acrescentadas.
          3. uma PESSOA que se sobressai: Por exemplo: Moisés, Noé, Adão.
          4. um ACONTECIMENTO que se destaca:A entrega da Lei; a vinda do Espírito Santo, etc.
"No principio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1.1).
l. O ato criativo divino, pelo qual Deus criou os céus e a terra, compreende todo o sistema planetário conhecido como"mundos" ou "universo".
2. Os três atos criativos de Deus estão no capitulo 1 de Gênesis. Nesse capítulo encontramos todo ato criador de Deus que são:
  1. A criação do UNIVERSO, céus e terra ( Gênesis 1.1).
  2. A criação da vida ORGANICA, a vida animal ( Gênesis 1.21).
  3. A criação do GENERO HUMANO, o homem ( Gênesis 1.26).
O ATO CRIATIVO ORIGINAL.
Segundo as Escrituras na criação original de Deus, em Gênesis 1.1, há um principio definido, um período desconhecido e longínquo, oculto da limitada e finita mente humana, o qual vai mais além da criação de Gênesis 1.1.
A criação original fala de uma terra bela e esplendorosa. Não cremos numa terra original sem forma e vazia. "Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados" (Ezequiel 28.12,13).
A TERRA COSMICA.
Em Gênesis 1.2, vamos encontrar uma terra totalmente diferente da que foi originalmente criada. Alguma coisa aconteceu que provocou essa mudança brusca sobre a terra.
Em Isaías 45.18, diz que Deus não criou a terra em vão. No original hebraico, é usada a mesma expressão que traduz Gênesis 1.2. ""sem forma e vazia" (Tohu e Bohu).
Façamos uma comparação com a terra de Ezequiel 28.12-16, e verá o maravilhoso que era a terra original de Gênesis 1.1.
Aí aparece a figura de Lúcifer, como um querubim ungido, como um guardião da terra original.
O texto de Ezequiel 28.12.13, nos fala de uma terra original bem diferente do que vemos em Gênesis 1.2, Nos fala sobre uma terra linda com pedras preciosas, esmeraldas, etc. Sabemos que ante da rebelião de Lúcifer, não existia o pecado, assim que, se Adão, sendo, segundo a Escritura, o primeiro homem da terra, veio a conhecer o pecado, se entende claramente que a rebelião de Lúcifer (o pai do pecado) só pode ter acontecido entre os versículos 1.1 e 1.2 de Gênesis. Como conseqüência dessa rebelião de Lúcifer que foi lançado sobre a terra, sobreveio o estado caótico ou sem forma e vazia da terra (Gênesis 1.2), conhecido como terra cósmica.
O Profeta Isaias nos apresenta o relato de como foi a caída de Lúcifer, logo depois de haver se rebelado contra a autoridade de Deus.
"Como caíste do céu, ó Estela da manhã, filha da alva! Como fostes lançado por terra, tu que debilitava as nações! E dizia no eu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo" (Isaías 14.12-15). 

 Deus Abençoe!
 Graça e Paz.

Nenhum comentário:

Agradecimento





FEED