TODO DIA COM A PALAVRA DA VERDADE
Mateus 6.1-34
1 | GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. |
2 | Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. |
3 | Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; |
4 | Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. |
5 | E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. |
6 | Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. |
7 | E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. |
8 | Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. |
9 | Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; |
10 | Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; |
11 | O pão nosso de cada dia nos dá hoje; |
12 | E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; |
13 | E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. |
14 | Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; |
15 | Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. |
16 | E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. |
17 | Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, |
18 | Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. |
19 | Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; |
20 | Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. |
21 | Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. |
22 | A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; |
23 | Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! |
24 | Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. |
25 | Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? |
26 | Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? |
27 | E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? |
28 | E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; |
29 | E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. |
30 | Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? |
31 | Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? |
32 | (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; |
33 | Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. |
34 | Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. |
Mt 6.1 ATOS DE JUSTIÇA DIANTE DOS HOMENS.O princípio aqui em evidência tem a ver com o motivo para o cristão praticar o que é justo. Se o crente, seja leigo ou ministro, faz o bem para ser admirado pelos homens, ou por motivos egoístas, perderá seu galardão e louvor da parte de Deus. Em vez disso será desmascarado como hipócrita, porque, sob o disfarce de glorificar a Deus, o que ele realmente buscava era glória para si mesmo . O motivo subjacente no coração é um desafio para muitas das atividades cristãs contemporâneas
Mt 6.6; TU QUANDO ORAIS. Todo filho de Deus deve ter um lugar para estar a sós com Deus a fim de buscá-lo. Sem isto, a oração secreta não terá a duração desejada ou será algo casual, Jesus tinha seus lugares secretos para orar. Nós, também, devemos disciplinar nossa vida a fim de mantermos nossa comunhão com Deus e demonstrar nosso amor por Ele. A oração secreta é especialmente importante: 1)e manhã cedo,para dedicarmos a Deus o nosso dia. 2) no fim da tarde,para render-lhe graças por suas misericódias; e 3) nos momentos em que o Espírito Santo nos impulsiona a orar. A promessa é a que nosso Pai nos recompensará abertamente com a resposta à nossa oração, com sua presença íntima, e com honra genuína por toda a eternidade.
Mt 6.16; QUANDO JEJUARDES. Na Bíblia jejuar refere-se a abstenção de alimento por motivo espirituais. Embora o jejum apareça frequentemente vinculado à oração, ele por si só deve ser considerado uma prática de proveito espiritual. Na realidade, o jejum bíblico pode ser chamado de "oração sem palavra".
Há três formas principais de jejum, vistas na Bíblia: (a) Jejum normal - a abstenção de todos os alimentos, sólidos ou liquido, mas não de água (ver Mt 4.2); (b) Jejum absoluto - a abstenção tanto de alimentos como de água (Ef 4.16; At 9.9). Normalmente este tipo de jejum não deve ir além de três dias, pois a partir daí o organismo se desidrata, o que é muito nocivo à saúde. Moisés e Elias fizeram jejum absoluto por 40 dias, mas sob condições sobrenaturais (Dt 9.9,18:Êx 34.28; IRs 19.8); (c) o jejum parcial - uma restrição alimentar, e não uma abstenção total dos alimentos (Dn 10.3).
Por Pb Elcio Bomfim
Deus Abençoe!
Graça e Paz.
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