Título: “Uma
jornada de fé — A formação do povo de Israel e sua herança espiritual”.
Comentarista: Pastor
Antônio Gilberto
Lição 9: Um Lugar de Adoração a Deus no Deserto
Data: 2 de março de 2014
TEXTO
ÁUREO
"E
me farão um santuário, e habitarei no meio deles" (Êx 25.8).
VERDADE PRÁTICA
Deus
deseja habitar entre nós, para que Ele seja o nosso Deus e para que nós sejamos
o seu povo.
HINOS
SUGERIDOS 51, 124, 175
LEITURA
DIÁRIA
Segunda -
Êx 29.45,46
Deus
habita no meio do seu povo
Terça -
Êx 25.10-16
A Arca de
madeira de cetim
Quarta -
Êx 25.17-22
O
propiciatório de ouro puro
Quinta -
Êx 25.23-30
A mesa de
madeira de cetim
Sexta -
Êx 26.1-14
As
cortinas do Tabernáculo
Sábado -
Êx 26.31-33
O véu do
Tabernáculo
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo
25.1-91
1. E Abraão tomou outra mulher; o seu nome era Quetura.
2. E gerou-lhe Zinrã, e Jocsã, e Medã, e Midiã, e
Isbaque, e Suá.
3. E Jocsã gerou a Seba e a Dedã; e os filhos de Dedã
foram Assurim, e Letusim, e Leumim.
4. E os filhos de Midiã foram Efá, e Efer, e Enoque, e
Abida, e Elda; estes todos foram filhos de Quetura.
5. Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque.
6. Mas, aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu
Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, ao
Oriente, para a terra oriental.
7. Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão,
que viveu cento e setenta e cinco anos.
8. E Abraão expirou e morreu em boa velhice, velho e
farto de dias; e foi congregado ao seu povo.
9. E sepultaram-no Isaque e Ismael, seus filhos, na cova
de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,
10. o campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali
está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.
11. E aconteceu, depois da morte de Abraão, que Deus
abençoou a Isaque, seu filho; e habitava Isaque junto ao poço Laai-Roi.
12. Estas, porém, são as gerações de Ismael, filho de
Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão.
13. E estes são os nomes dos filhos de Ismael pelos seus
nomes, segundo as suas gerações: o primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar,
e Abdeel, e Mibsão,
14 e Misma, e Dumá, e Massá,
15 e Hadade, e Tema, e Jetur, e Nafis, e Quedemá.
16. Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus
nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos: doze príncipes segundo as suas
famílias.
17. E estes são os anos da vida de Ismael, que viveu
cento e trinta e sete anos; e ele expirou, e morreu, e foi congregado ao seu
povo.
18. E habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente
do Egito, indo para Assur; e Ismael fez o seu assento diante da face de todos
os seus irmãos.
19. E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão:
Abraão gerou a Isaque;
INTERAÇÃO
O povo
judeu viveu mais de quatrocentos anos no Egito. Este reino era fundamentalmente
idólatra. Como era de se esperar em qualquer nação do mundo antigo, o Egito
tinha templo, sacerdotes e todo um sistema religioso que funcionava
vigorosamente. Mas a nação de Israel ainda não possuía uma religião
sedimentada. Portanto, a influência egípcia na cultura dos judeus era
inevitável - vide os exemplos dos deuses egípcios como fonte de apostasia para
os judeus (Ez 20.5-9; 23.3,8,19-21,27), o Bezerro de Ouro construído no Monte
Sinai e a posterior adoração do bezerro de Jeroboão I. Por isso, assim como o
fez no Decálogo, Deus revelou diretamente a Moisés um modelo para a construção
do Tabernáculo. Ele deixou claro que a sua habitação devia ser única, sem a
mistura com o paganismo do Egito.
OBJETIVOS
Após esta
aula, o aluno deverá estar apto a:
- Conhecer as instruções para a construção do Tabernáculo.
- Elencar os utensílios presentes no pátio do Tabernáculo.
- Compreender que o Tabernáculo representava o lugar de habitação de Deus em pleno deserto.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Prezado
professor, para ministrar a presente lição sugerimos que você leve para a
classe uma gravura do Tabernáculo ou reproduza cópias para os alunos conforme a
sua possibilidade. Você poderá encontrá-la na Bíblia de Estudo Pentecostal,
editada pela CPAD, pág. 158, ou no mapa O Tabernáculo também editado pela CPAD.
O auxílio do mapa do Tabernáculo muito o ajudará para uma apresentação do
conteúdo da aula desta semana.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
I. AS
INSTRUÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO
1. O
propósito divino. Depois da entrega da lei, Deus ordenou que o seu povo
edificasse um lugar de adoração. O objetivo divino era aumentar e fortalecer os
laços de comunhão com o seu povo Israel, que Ele libertara do poder de Faraó no
Egito. O Senhor assim age para que o homem o conheça de forma pessoal e íntima
(Jo 14.21,23).
2. As
ofertas. O Tabernáculo seria construído pelo povo de Deus, com os recursos que
receberam pela providência divina ao saírem do Egito (Êx 3.21,22; 12.35,36).
Para a construção do Tabernáculo os israelitas ofertaram voluntariamente e com
alegria. A Palavra de Deus nos ensina que o fator motivante para a contribuição
do crente é a alegria: "porque Deus ama ao que dá com alegria" (2 Co
9.7). O Senhor não se agrada de quem entrega a sua oferta e dízimo contrariado
ou por obrigação (Ml 3.10). De nada adianta contribuir com relutância e
amargura.
3. Tudo
segundo a ordenança divina (Êx 25.8,9,40). O Tabernáculo não foi uma invenção humana.
Podemos ver que a partir de Êxodo 25, o próprio Deus instrui a Moisés quanto à
planta e os objetos do templo móvel. Moisés obedeceu a todas as instruções,
pois todo o Tabernáculo apontava para o sacrifício de Cristo na cruz do
Calvário. Simbolizava o plano perfeito de Deus para a redenção da humanidade
(Hb 9.8-11).
SINOPSE
DO TÓPICO (I)
As
instruções para a construção do Tabernáculo foram rigorosamente acatadas por
Moisés segundo a ordenança divina.
II. O
PÁTIO DO TABERNÁCULO
1. O
pátio. "Farás também o pátio do Tabernáculo" (Êx 27.9). Os israelitas
precisavam aprender a forma correta de se chegar à presença de Deus e adorá-lo.
O pátio tinha o formato retangular, e indicava que, na adoração a Deus, deve
haver separação, santidade. Havia uma única porta de entrada, que apontava para
um único caminho, uma única direção. Isso prefigura Jesus Cristo, que disse:
"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á" (Jo 10.9).
Jesus é o caminho que nos conduz a Deus (Jo 14.6).
2. O
altar dos holocaustos. "Farás também o altar de madeira de cetim" (Êx
27.1). Ao entrar no pátio, o israelita tinha a sua frente o altar do
holocausto. Era uma caixa de madeira de cetim coberta de bronze. Junto a esse
altar o transgressor da lei encontrava-se com o sacerdote para oferecer
sacrifícios a Deus a fim de expiar seus pecados e obter o perdão. O altar dos
holocaustos tipificava Cristo, o nosso sacrifício perfeito que morreu em nosso
lugar (Ef 5.2; Gl 2.20). Sem um sacrifício expiador do pecado não há perdão de
Deus (Lv 6.7; 2 Co 5.21). A epístola aos
Hebreus nos mostra que o sacrifício salvífico de Cristo foi único, perfeito e
completo para a nossa salvação (Hb 7.25; 10.12).
3. A pia
de bronze (Êx 30.17-21). Na pia os sacerdotes lavavam suas mãos e pés antes de
executarem seus deveres sacerdotais. Mãos limpas: trabalho honesto; pés limpos:
um viver e um agir íntegros (Ef 5.26,27; Hb 10.22). Precisamos nos achegar a
Deus com um coração puro e limpo. Deus é santo e requer santidade do seu povo.
Deus não aprova o viver e o servir do impuro. O servo de Deus deve ser
"limpo de mãos e puro de coração" (Sl 24.4). Hoje somos lavados e
purificados pelo precioso sangue de Cristo que foi derramado por nós (1 Jo 1.7).
SINOPSE
DO TÓPICO (II)
No pátio
do Tabernáculo localizava-se o altar dos holocaustos e a pia de bronze.
III. O
LUGAR DA HABITAÇÃO DE DEUS
1. O
castiçal de ouro (Êx 25.31-40). Não havia janelas no Lugar Santo e a iluminação
vinha de um castiçal de ouro puro e
batido. Esta peça também apontava para Jesus Cristo, luz do mundo, e a quem
seguindo, não andaremos em trevas, mas teremos a luz da vida (Jo 8.12). O castiçal,
em Apocalipse, simboliza a Igreja (Ap 1.12,13,20). As lâmpadas do castiçal
ardiam continuamente e eram abastecidas diariamente de azeite puro de oliveira
(Êx 27.20,21) a fim de que iluminassem todo o Lugar Santo. O azeite é um
símbolo do Espírito Santo. Se quisermos emanar a luz de Cristo para este mundo
que se encontra em trevas, precisamos ser cheios, constantemente, do Espírito
Santo de Deus. "Enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18) é a recomendação
bíblica.
2. Os
pães da proposição e o altar do incenso (Êx 25.30). Havia uma mesa com doze
pães e, todos os sábados, esses eram trocados. Estes pães apontavam para Jesus,
o Pão da vida (Jo 6.35). Precisamos nos alimentar diariamente de Cristo, e não
apenas no domingo. Tem você se alimentado diariamente na mesa do Senhor Jesus?
Além dos pães, próximo ao Santo dos Santos ficava o altar do incenso, um lugar
destinado à oração e ao louvor a Deus. Precisamos nos achegar ao Senhor
diariamente com a nossa adoração e nossas orações: "Suba a minha oração
perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o
sacrifício da tarde" (Sl 141.2).
3. O
Santo dos Santos e a arca da aliança (Êx 25.10-22). O Santo dos Santos era um
local restrito, onde somente o sumo sacerdote poderia entrar uma única vez ao
ano. A arca da aliança era a única peça deste compartimento sagrado. Era uma
caixa de madeira forrada de ouro. Durante a peregrinação pelo deserto os
sacerdotes carregavam-na sobre os ombros. A arca simbolizava a presença de Deus
no meio do seu povo. Erroneamente os israelitas a utilizaram como uma espécie
de amuleto.
Em
Hebreus 10.19,20, vemos a gloriosa revelação profética entre o Santo dos
Santos, o Senhor Jesus e o povo salvo da atualidade. O termo
"santuário", no versículo 19, é literalmente, no original,
"santo dos santos".
SINOPSE
DO TÓPICO (III)
No
interior do Tabernáculo ficava o castiçal de ouro, os pães da proposição, o
altar do incenso, o Santo dos santos e a arca da aliança.
CONCLUSÃO
Os
israelitas, mediante o Tabernáculo, podiam aprender corretamente como
achegar-se a Deus, adorá-lo, serví-lo e viver para Ele em santidade. Assim deve
fazer a igreja, conforme Hebreus 10.21-23. O Senhor é Santo e sem santidade
nosso louvor e adoração não poderão agradá-lo.
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO
Subsídio
Teológico
"Análise
Teológica (do Tabernáculo)
Os
materiais necessários para o Tabernáculo e as vestes sacerdotais deviam ser
doados de bom grado pelo povo. A ninguém foi imposto uma dívida ou parte nos
custos, mas a doação era voluntária (25.1-7, com destaque para o v.2). A
resposta ao apelo de Moisés foi sensacional. Ao contrário de muitos ministros
que várias vezes imploram e bajulam por dinheiro, Moisés teve de impedir que o
povo continuasse doando. Foi, sem dúvida, uma grande demonstração de
generosidade por parte do povo (36.2-7)!
A
descrição do mobiliário do Tabernáculo começa pelas peças do centro e prossegue
para as mais externas, mas não de forma sistemática. Já nos trechos que
descrevem a efetiva construção, a ordem de execução difere da ordem das
instruções.
[...] O
próprio texto de Êxodo devia nos servir de alerta contra uma excessiva interpretação
alegórica do Tabernáculo. Enxergar um significado oculto em cada mobiliário,
tecido, corrediças e cores, em vez de exegético, não passa de especulação"
(HAMILTON, Vitor P. Manual do Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e
Deuteronômio. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.249,50).
VOCABULÁRIO
Sedimentada:
Processo de formação e acumulação de camadas sólidas.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
GOWER,
Ralph. Novo Manual dos Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos. 2.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2012.
MERRIL,
Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que
Deus colocou entre as nações. 6.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
SAIBA
MAIS
Revista
Ensinador Cristão
CPAD, nº
57, p.40.
EXERCÍCIOS
1. Qual
era o objetivo de Deus com a construção do Tabernáculo?
R. O
objetivo divino era aumentar e fortalecer os laços de comunhão com o seu povo
Israel
2. O
Tabernáculo foi construído com quais recursos?
R. Com os
recursos que receberam pela providência divina ao saírem do Egito.
3. Faça
um pequeno resumo a respeito do pátio do Tabernáculo.
R. O
pátio tinha o formato retangular, e indicava que, na adoração a Deus, deve
haver separação, santidade.
4. No
Apocalipse o que o castiçal simboliza?
R. A
Igreja.
5. Faça
um pequeno resumo a respeito do Santo dos Santos.
R. O
Santo dos Santos era um local restrito, onde somente o sumo sacerdote poderia
entrar uma única vez ao ano. A arca da aliança era a única peça deste
compartimento sagrado.
Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!