Título:
Filipenses – A humildade de Cristo como exemplo
para a igreja,
Comentarista: Pastor Elienai Cabra
Lição
5:As Virtudes dos Salvos em Cristo
Data: 04 de agosto
de 2013
TEXTO
ÁUREO
"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer
como o efetuar, segundo a sua boa vontade"
(Fp 2.13).
VERDADE
PRÁTICA
HINOS SUGERIDOS
106, 426, 446
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Hb 12.2,3
A salvação é garantida na cruz
Terça - Ef 2.8
A salvação é pela graça
Quarta - Ef 2.9,10
As boas obras evidenciam a salvação
Quinta - 1 Ts 4.15-18
A consumação da salvação
Sexta - Fp 2.15,16
Não corremos em vão
Sábado - Rm 1.16,17
A salvação é pela fé
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Filipenses 2.12-18
12. De sorte que, meus amados, assim como sempre
obedecestes, não só na minha presença, mas
muito mais agora na minha ausência, assim também operai a
vossa salvação com temor e
tremor;
13. porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como
o efetuar, segundo a sua boa
vontade.
14. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
15. para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de
Deus inculpáveis no meio duma geração
corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como
astros no mundo;
16. retendo a palavra da vida, para que, no Dia de
Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem
trabalhado em vão.
17. E, ainda que seja oferecido por libação sobre o
sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me
regozijo com todos vós.
18. E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por
isto mesmo.
INTERAÇÃO
Há muitos significados que poderíamos tomar emprestado para
conceituar o termo "obediência". Como, por exemplo, "sujeitar-se
a vontade de", "estar sob autoridade de" e "estar
sujeito". Estes manifestam o sentido estrito e real da expressão
obediência. Há de se destacar, porém, que o apóstolo Paulo quando fala de
obediência, refere-se à virtude - uma disposição firme para praticar o bem - de
uma pessoa que abraçou a fé mediante o Evangelho de Cristo. Aqui, obedecê-lo é
encarnar os valores do Reino de Deus numa perspectiva de se espalhar o bem no
mundo. Para Paulo, a melhor forma de fazer isso é semeando o Evangelho, a mais
bela das notícias para a humanidade.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
- Conhecer a dinâmica da salvação.
- Analisar a operação da salvação.
- Saber que a salvação opera alegria e contentamento no crente.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, reproduza o esquema abaixo para os
alunos. Faça-o de acordo com as suas possibilidades. Esta atividade vai
auxiliá-lo na introdução do tópico I, cujo assunto é a "dinâmica da
salvação".
Esclareça ao aluno que o propósito de explicar a dinâmica da
salvação é meramente didático, pois nos é impossível catalogar um assunto da
natureza do mistério da salvação. Seria muita pretensão nossa pensar que
podemos dar conta de tão importante aspecto da salvação através de um
instrumento didático. Boa aula!
A
DINÂMICA DA SALVAÇÃO
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1. Obra realizada e consumada
na cruz. O brado de Cristo na cruz - "Está consumado!"-
representa o significado atemporal da salvação. Nele, somos salvos do
passado, guardados do presente, mas esperançosos no futuro. O pecado não tem
mais poder sobre a vida do discípulo de Cristo: "Portanto, agora,
nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8.1).
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2. O progresso da operação da
salvação. É bem verdade que não estamos plenamente redimidos porque
habitamos num corpo corrompido. Mas as palavras de Agostinho de Hipona têm
muito a nos dizer sobre como devemos lidar com essa tensão: "A
permanência da concupiscência em nós, é uma maneira de provarmos a Deus o
nosso amor a Ele, lutando contra o pecado por amor ao Senhor; é, sobretudo,
no rompimento radical com o pecado que damos a Deus a prova real do nosso
amor."
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3. A plenitude da salvação.
Vivemos a vida cristã numa tensão entre o "já' e o "ainda
não". Isto é, o reino de Deus está entre nós, mas não se manifestou
plenamente. Temos a esperança de uma transformação gloriosa que permeará toda
a terra quando da vinda de Jesus: "Porque a ardente expectação da
criatura espera a manifestação dos filhos de Deus" (Rm 8.19).
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INTRODUÇÃO
PALAVRA-CHAVE
Virtude: Na lição é a disposição firme e constante
para prática do bem.
Na lição de hoje, aprenderemos que a obediência a Deus é uma
virtude que deve ser buscada por todos aqueles que são salvos em Cristo. O
apóstolo Paulo não duvidava da obediência dos irmãos filipenses, contudo, ele
reafirma aos crentes a verdade de que a submissão ao Evangelho de Cristo é uma
das principais virtudes dos salvos. Assim, a intenção do apóstolo é estimular
os cristãos de Filipos a continuar perseverando na obediência ao Santo
Evangelho.
I. A DINÂMICA DA
SALVAÇÃO (2.12,13)
1. O caráter dinâmico da salvação. No texto de Filipenses
2.12, podemos destacar três aspectos da salvação operada em nossa vida pelo
Senhor Jesus. O primeiro refere-se à obra realizada e consumada de forma
suficiente na cruz do Calvário. É a salvação da pena do pecado. Não somos mais
escravos, e sim libertos em Cristo (Rm 8.1). O segundo aspecto diz respeito ao
caráter progressivo da salvação na vida do crente. Mesmo que o nosso corpo
ainda não tenha sido transformado, resistimos ao pecado e este não mais nos
domina (Rm 8.9; cf. 1 Jo 2.1,2).
Não obstante o fato de a salvação eterna vir de Deus, Paulo
diz que o Senhor nos chama a zelar e a "desenvolvê-la" em nosso
cotidiano. Por último, o texto trata da plenitude da salvação, quando
finalmente o nosso corpo receberá uma redenção gloriosa e não mais teremos dor,
angústia ou lágrima, pois estaremos para sempre com o Senhor (1 Ts 4.14-17).
2. Deus é a fonte da vida. Por si só o crente não pode ser
salvo (Fp 2.13), pois é o Espírito Santo quem "opera" no homem a
salvação (Jo 16.8-11). Sem o Senhor, a humanidade está cega, morta no pecado e
carente da iluminação do Espírito para o arrependimento. Se na vida dos ímpios
Satanás opera instigando-os à prática das obras más (2 Ts 2.9), é o Espírito de
Deus quem opera nos crentes a vida eterna (Jo 16.7-12; cf. Rm 8.9,14). Dessa
forma, o salvo torna-se um instrumento de justiça num mundo corrompido.
3. A bondade divina. A ideia que a salvação tem um caráter
seletivo não é bíblica. Todos têm o direito de recebê-la. O querer e o efetuar
de Deus não anulam esse direito, pelo contrário, a operação do Eterno habilita
qualquer pessoa à salvação através da iluminação do Evangelho (Jo 1.9),
tornando-se posteriormente útil ao Corpo de Cristo (Ef 4.11-16; 1 Co 12.7).
SINÓPSE DO TÓPICO (I)
Por si só o crente não pode ser salvo, pois é o Espírito
Santo quem "opera" no homem o desejo de salvação.
II. OPERANDO A SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR (2.12-16)
1. "Fazei todas as coisas sem murmurações nem
contendas". No versículo 14, o apóstolo Paulo destaca duas posturas
nocivas à predisposição dos filipenses:
a) Murmurações. O Antigo Testamento descreve a murmuração
dos judeus como uma atitude de rebelião. Quando os israelitas atravessaram o
deserto, sob a liderança de Moisés, passaram a reclamar da pessoa do líder
hebreu. Para eles, Moisés jamais deveria ter estimulado a saída do povo judeu
do Egito (Nm 11.1; 14.1-4; 20.2-5). Esse ato constrangeu o homem mais manso da
face da terra, e os israelitas receberam dele a alcunha de "geração
perversa e rebelde" (Dt 32.5,20). Tal "titulação" não se
aplicava aos filipenses, pois eles não eram rebeldes nem murmuradores, ainda
assim o apóstolo Paulo os exortou a fazer todas e quaisquer coisas sem
murmurações ou queixas, tal como convém aos mansos.
b) Contendas. Em o Novo Testamento, a expressão grega para
contendas é dialogismos. Essa expressão descreve as disputas e os debates
inúteis que geram dúvidas e separações na igreja local. É o mesmo que
discussões, litígios e dissensões. Infelizmente, muitos hoje as promovem
levando, inclusive, seus irmãos aos tribunais (1 Co 6.1-8). Esta,
definitivamente, não é a vontade de Deus para a sua Igreja.
2. "Sejais irrepreensíveis e sinceros". O apóstolo
apela aos filipenses para que se achem irrepreensíveis e sinceros. Ser irrepreensível
significa conduzir-se de forma correta e moralmente pura, não necessitando de
repreensão. É alguém que dominou a carne, pois anda no Espírito (Gl 5.16,17). A
sinceridade é outra virtude que se opõe ao mal, ao dolo, ao engano e à má fé. A
pessoa sincera pauta-se pela lealdade, a lisura e a boa fé. Nada menos que isso
é o que o Eterno espera do seu povo.
3. "Retendo a palavra da vida". Para o apóstolo,
reter a Palavra de Deus não é apenas assimilá-la, mas, sobretudo praticá-la,
pois o poder da Palavra gera vida (Hb 4.12). Por isso, Paulo encoraja os
filipenses a guardarem a Palavra, pois além de promover a vida no presente, ela
ainda nos garante esperança e vida eterna para o futuro próximo.
SINÓPSE DO TÓPICO (II)
De acordo com o ensino do apóstolo Paulo, quem guarda a
Palavra não murmura, não cria contendas e vive em sinceridade.
III. A SALVAÇÃO OPERA O CONTENTAMENTO E A ALEGRIA (2.17,18)
1. O contentamento da salvação operada. O apóstolo Paulo
reporta-se ao Antigo Testamento para mostrar aos filipenses como, a fim de
servi-los, ele entregou sua vida: "ainda que seja oferecido por libação
sobre o sacrifício e serviço da vossa fé" (v.17). O apóstolo está ciente
das privações que impôs a si mesmo para edificar o Corpo de Cristo em Filipos.
Ele, porém, se regozija e alegra-se pelo privilégio de servir aos filipenses.
Em outras palavras, a essa altura, o sacrifício e os desgastes do apóstolo são
superados pela alegria de contemplar, naquela comunidade, o fruto da sua
vocação dada por Cristo Jesus: a salvação operada em sua vida também operou na
dos filipenses.
2. A alegria do povo de Deus. O apóstolo estimula os
filipenses a celebrarem juntamente com ele esta tão grande salvação (Hb 2.3). O
apelo de Paulo é contagiante: "regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto
mesmo" (v.18). A alegria de Paulo é proveniente do fato de que uma vez que
Jesus nos salvou mediante o seu sacrifício no Calvário, agora o Mestre nos
chama para testemunharmos a verdade desta mesma salvação operada em nós (v.13).
Portanto, alegremo-nos e regozijemo-nos nisto.
SINÓPSE DO TÓPICO (III)
A salvação opera no povo de Deus a alegria e o
contentamento.
CONCLUSÃO
O Evangelho nos convoca a desenvolvermos a salvação recebida
por Deus através de Cristo Jesus. Devemos ser santos, como santo é o Senhor
nosso Deus. Para isso, precisamos nos afastar de todas as murmurações e
contendas e abrigarmo-nos no Senhor, vivendo uma vida irrepreensível, sincera e
que retenha a palavra da vida (Fp 2.16). Somente assim a alegria do Senhor
inundará a nossa alma e testemunharemos do seu poder salvador para toda a
humanidade.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Filosófico Cristão
"Que é virtude?
A Bíblia dá maior importância à virtude moral e ao caráter,
do que às regras de conduta. O homem justo e o puro de coração são eternamente
bem-aventurados. E o fruto do Espírito Santo descrito em Gálatas 5 são as
virtudes [...].
Que é virtude? Há pouco me referi aos motivos, intenções e
disposições subjacentes, o que têm em comum, visto que são estados interiores e
não comportamentos visíveis; e porque são estados afetivos e não puramente
cognitivos. Virtude é uma disposição interior para o bem, e disposição é uma
tendência a agir de acordo com certos padrões. A disposição é mais básica,
duradoura e penetrante do que o motivo ou intenção existente por trás de uma
certa ação. É diferente de um impulso momentâneo, por ser um hábito mental
estabelecido, um traço interior e muitas vezes reflexivo. As virtudes são
traços gerais do caráter que formulam sanções interiores sobre nossos motivos,
intenções e conduta exterior" (HOLMES, Arthur F. Ética: As decisões Morais
à Luz da Bíblia.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, pp.138-39).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Bibliológico
"O ALCANCE DA OBRA SALVÍFICA DE CRISTO
Há entre cristãos uma diferença significativa de opiniões
quanto à extensão da obra salvífica de Cristo. Por quem Ele morreu? Os
evangélicos, de modo global, rejeitam a doutrina do universalismo absoluto
(isto é, o amor divino não permitirá que nenhum ser humano ou mesmo o diabo e
os anjos caídos permaneçam eternamente separados dEle). O universalismo postula
que a obra salvífica de Cristo abrange todas as pessoas, sem exceção. Além dos
textos bíblicos que demonstram ser a natureza de Deus de amor e de
misericórdia, o versículo chave do universalismo é Atos 3.21, onde Pedro diz
que Jesus deve permanecer no Céu 'até aos tempos da restauração de tudo'. Alguns
entendem que a expressão grega apokastaseõs pantõn ('restauração de todas as
coisas') tem significado absoluto, ao invés de simplesmente 'todas as coisas,
das quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas'. Embora as
Escrituras realmente se refiram a uma restauração futura (Rm 8.18-15; 1 Co
15.24-26; 2 Pe 3.13), não podemos, à luz dos ensinos bíblicos sobre o destino
eterno dos seres humanos e dos anjos, usar esse versículo para apoiar o
universalismo. Fazer assim seria uma violência exegética contra o que a Bíblia
tem a dizer deste assunto.
Entre os evangélicos, a diferença acha-se na escolha entre o
particularismo, ou expiação limitada (Cristo morreu somente pelas pessoas
soberanamente eleitas por Deus), e o universalismo qualificado (Cristo morreu
por todos, mas sua obra salvífica é levada a efeito somente naqueles que se
arrependem e creem). O fato de existir uma nítida diferença de opinião entre
crentes bíblicos igualmente devotos aconselha-nos a evitar a dogmatização
extrema que temos visto no passado e ainda hoje. Os dois pontos de vista, cada
um pertencente a uma doutrina específica da eleição, têm sua base na Bíblia e
na lógica. Nem todos serão salvos. Os dois concordam que, direta ou
indiretamente, todas as pessoas receberão benefícios da obra salvífica de
Cristo. O ponto de discórdia está na intenção divina: tornar a salvação
possível a todos ou somente para os eleitos?" (HORTON, Stanley (Ed.).
Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2007, pp.358-59).
VOCABULÁRIO
Alcunha: Cognome depreciativo que se põe a alguém; apelido.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
HOLMES, Arthur F. Ética: As decisões Morais à Luz da Bíblia.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
ARRINGTON,
French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo
Testamento. 4.ed. Vol. 2, Rio de
Janeiro: CPAD, 2009
SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 55, p.38.
EXERCÍCIOS
1. Quais são os três aspectos da salvação operada pelo
Senhor Jesus?
R. O primeiro refere-se a obra realizada e consumada de
forma suficiente na cruz do Calvário. O segundo diz respeito ao caráter
progressivo da salvação na vida do crente. E por último a redenção gloriosa
quando da vinda do Senhor Jesus..
2. Quem opera a nossa salvação?
R. O Senhor Jesus Cristo
3. O que significa ser irrepreensível?
R. Sem a presença dos
pais, as crianças ficam desorientadas
4. Transcreva o texto bíblico que mostra como Paulo entregou
sua vida para servir aos filipenses.
R.Significa conduzir-se de forma correta e moralmente pura,
não necessitando de repreensão. É alguém que dominou a carne, pois anda no
Espírito (Gl 5.16,17).
5. Você tem se regozijado em Cristo pela sua salvação?
R. Resposta pessoal.
Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!