Titulo: Elias e Eliseu – Um ministério de poder para toda a Igreja
Data: 24
deMarço de 2013
TEXTO ÁUREO
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em
Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a
homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros"
(2 Tm 2.1,2).
VERDADE PRÁTICA
A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores
morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra.
HINOS SUGERIDOS
127, 186, 259
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 6.1
Educação e instituição
Terça - 2 Rs 6.3
Educação e função
Quarta - 1 Rs 9.1
Educação e treinamento
Quinta - 2 Rs 6.6
Educação e encorajamento
Sexta - 2 Rs 4.36,37
Educação e experimento
Sábado - 2 Rs 5.26
Educação e exemplo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Reis 6.1-7
1. E disseram os
filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua
face
nos é estreito.
2. Vamos, pois,
até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um
lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide.
3. E disse um:
Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.
4. E foi com
eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.
senhor! Porque era emprestado.
ali, e fez nadar o ferro.
7. E disse:
Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou.
INTERAÇÃO
Professor, já no Antigo Testamento podemos perceber que a
educação religiosa tinha um lugar de destaque entre os israelitas. As Escolas
de Profetas são uma prova desta verdade. Estas instituições não tinham como
propósito ensinar os alunos a profetizarem. A profecia é um dom divino, por
isso, somente o Senhor pode ensinar os seus servos quanto ao profetizar.
Todavia, um dos objetivos era passar às gerações mais novas a herança cultural
e espiritual da nação. Na lição de hoje, estudaremos acerca da Escola de
Profetas sob quatro perspectivas: a instituição, os objetivos, o currículo e a
metodologia. Boa aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
- Compreender o real propósito das escolas de profetas.
- Saber a respeito do currículo da escola de profetas.
- Relacionar alguns dos métodos utilizados nas escolas de profetas
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo no quadro de giz.
Utilize-o na introdução da lição. Explique aos alunos que as Escolas de
Profetas tinham como objetivo a transmissão dos valores morais e espirituais
que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra. Conclua afirmando que
os autênticos cristãos empenham-se no estudo e no ensino das Sagradas
Escrituras, pois o crente que não recebe instrução na Palavra está sujeito a
ser levado por todo vento de apostasia (Ef 4.14).
ESCOLAS DE PROFETAS
OBJETIVOS
|
A transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia
entregado a Israel através de sua Palavra.
|
CURRÍCULO
|
Em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava que princípios
e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo; aprendizado prático.
|
METODOLOGIA
|
Ensino através do exemplo.
|
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
PALAVRA-CHAVE
Escola de Profetas: Instituição de ensino do Antigo
Testamento cujo objetivo era a transmissão dos valores morais e espirituais que
Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra.
Por diversas vezes, vemos a expressão "filhos dos
profetas" aparecer nos livros de Reis. Os filhos, ou discípulos, dos
profetas estavam radicados em Betel, Jericó e Gilgal (2 Rs 2.3,5,7,15; 4.38). O
contexto dessas passagens não deixa dúvidas de que esta expressão pode ser
entendida como sinônimo para escola de profetas.O fato serve para mostrar que a
educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel.
Ressalvamos que as escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a
profetizar. Isso é uma atribuição divina. Todavia, eram um testemunho vivo de
que o povo de Deus, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às
gerações mais novas sua herança cultural e espiritual. Por isso, vejamos nessa
lição, a Escola de Profetas sob quatro perspectivas
I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
1. Noção de organização e forma. O texto de 2 Reis 6.1
mostra que essas Escolas de Profetas possuíam uma estrutura física. Eles viviam
em comunidade e, portanto, careciam de espaço físico não somente para habitar,
mas também onde pudessem ser instruídos: "Eis que o lugar em que habitamos
diante da tua face nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá,
cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali".
Observa-se nesse texto que a estrutura acabou ficando inadequada e um espaço
maior foi reclamado. Para que se tenha uma educação de qualidade necessita-se
de uma estrutura adequada. Não podemos educar sem primeiro estruturar!
2. Noção de organismo e função. As escolas de profetas
estavam sob uma supervisão e, portanto, possuíam um líder espiritual que lhes
dava orientação. Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram
com Samuel (1 Sm 10.5,10; 19.20) e, posteriormente, consolidaram-se com a
monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu. No texto de 2 Reis 6.1,
verificamos que os discípulos dos profetas estavam sob a orientação de Eliseu e
era com este profeta que buscavam instrução. Eliseu não era apenas um homem com
dons sobrenaturais capaz de prever o futuro ou operar grandes milagres, mas
também um profeta que possuía uma missão pedagógica.
SINÓPSE DO TÓPICO (I)
Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais, mas
também um profeta que possuía uma missão pedagógica.
II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS
1. Treinamento. O texto de 2 Reis 2.15,16 mostra que fazia
parte do treinamento das escolas dos profetas trabalhar sob as ordens do líder,
obtendo assim permissão para a execução de cada tarefa. Em outras situações
observamos que os filhos dos profetas, quando já treinados, podiam agir por
conta própria em determinadas situações (1 Rs 20.35). Na igreja o discipulado
ocorre quando aquele que foi ensinado compartilha com outro o seu aprendizado.
2. Encorajamento. Os expositores bíblicos observam que
Eliseu não limitava o seu ministério à pregação itinerante e a operação de
milagres, mas agia também como um supervisor das escolas de profetas. Ele
fornecia instrução e encorajamento aos jovens que ali estavam. O contexto de 1
e 2 Reis não deixa dúvidas de que Elias e Eliseu muito preocuparam-se em
transmitir às gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor. Nessas
escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a buscar uma melhor
compreensão da Palavra de Deus. Não há
objetivo maior para um educador do que encorajar o educando a buscar a
excelência no ensino.
SINÓPSE DO TÓPICO (II)
As Escolas de Profetas forneciam instrução e encorajamento
aos alunos a fim de que eles buscassem uma melhor compreensão da Palavra de
Deus.
III. O CURRÍCULO DAS
ESCOLAS DE PROFETAS
1. A Escritura. Acompanhando o ministério de Elias, vemos
que a Palavra de Deus fazia parte do conteúdo ensinado nas escolas de profetas.
Dele, Eliseu recebeu essa herança. Quando se encontrava no monte Sinai, Elias
queixou-se de que os israelitas haviam abandonado a aliança divina, destruído
os locais do verdadeiro culto e matado os profetas do Senhor (1 Rs 19.10). A
Palavra de Deus, em especial o livro de Deuteronômio, especificava que
princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo. A Palavra de
Deus era e é essa aliança! Assim como Elias, Eliseu também estava familiarizado
com as implicações do concerto divino. Era a Palavra de Deus que ele ensinava
aos seus discípulos. É a Palavra de Deus que nós também devemos ensinar
hoje.
2. A experiência. Elias e Eliseu eram homens experientes e
partilhavam com os outros o que haviam aprendido do Senhor (2 Rs 2.15, 19-22;
4.1-7, 42-44). No entanto, no contexto bíblico, a experiência não está acima da
revelação divina conforme se encontra registrada na Bíblia. A Palavra de Deus é
quem julga a experiência e não o contrário. Elias, por exemplo, afirmou que
suas experiências tiveram como fundamento a Palavra de Deus (1 Rs 18.36). Os
mais jovens devem ter a humildade de aprender com os mais experientes e os mais
experientes não devem desprezar os saberes dos mais jovens. O aprendizado se dá
através do processo de interação e a experiência faz parte desse processo.
REFLEXÃO
“Não há objetivo maior para um educador do que encorajar um
educando a buscar a excelência no ensino.”
SINÓPSE DO TÓPICO (III)
O currículo da Escola de Profetas era em especial o livro de
Deuteronômio, pois especificava os princípios e preceitos que regiam a aliança
de Jeová com o seu povo
IV. A METODOLOGIA DA
ESCOLA DE PROFETAS
1. Ensino através do exemplo. As Escolas de Profetas seguiam
o idealismo hebreu concernente à educação. Havia uma relação entre professor e
aluno na comunidade onde viviam. A educação acontecia também na sua forma oral
e o exemplo era um desses métodos adotados no processo educativo. Não há como
negar que Eliseu ensinava através do exemplo. Há vários relatos sobre os
milagres de Eliseu, nos quais se percebe que o aprendizado acontecia através da
observação das ações do profeta. Geazi, discípulo de Eliseu, sabia que seu
mestre era um exemplo de honestidade. Em o Novo Testamento, Jesus Cristo
colocou-se como o exemplo máximo a ser seguido e Paulo se pôs como um modelo a
ser imitado (Mt 9.9; 1 Co 11.1).
2. Ensino através da Palavra. Eliseu não deixou nada
escrito. O que sabemos dele é através do cronista sagrado. Mas esse fato não
significa que o profeta não usasse a Palavra de Deus em sua vida devocional e
também como instrumento de instrução nas Escolas de Profetas. A forma como
Eliseu julgava o comportamento dos reis, aprovando-os, ou reprovando-os, não
deixa dúvidas de que usava a Palavra de Deus escrita para discipular os alunos
das Escolas de Profetas. Eliseu, por exemplo, mediu a iniquidade de Acabe através
da piedade de Josafá. Acabe era um rei mau porque não andava conforme a Palavra
de Deus, enquanto Josafá era estimado por fazer o caminho inverso.
SINÓPSE DO TÓPICO (IV)
As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu
concernente à educação.
CONCLUSÃO
Através do ministério de Eliseu, observamos que as Escolas
de Profetas eram dedicadas ao ensino formal. Ali era ensinada a Palavra de
Deus. Esse fato, por si só, é de grande relevância para nós, porque demonstra a
preocupação do homem de Deus em passar a outros o conhecimento correto sobre o
Deus único e verdadeiro. Os tempos mudam e a cultura também. Hoje, sabemos que
a educação secular possui grande importância e, infelizmente para muitos, é a
única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação secular,
mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão espiritual do
conhecimento divino, que se encontra na Bíblia Sagrada.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliográfico
"Escolas Hebraicas[...]
Os profetas prestaram uma assistência à instrução religiosa
do povo através de suas pregações públicas. As referências a um grupo de
profeta em Ramá sob o comando de Samuel, e possivelmente em Gibeá, mesmo tendo
sido chamadas de escolas de profetas não devem ser consideradas como as mais
recentes escolas de escribas que caracterizavam o judaísmo.
Estas foram ocasionadas em sua maior parte pelo declínio do
sacerdócio sob o comando de Eli e seus filhos, e novamente durante a monarquia (1 Sm 10.5,10; 19.20), e também da
necessidade que o povo tinha de receber a instrução religiosa.Estas associações
de profetas não devem ser consideradas como monásticas, mas, na verdade,
existiram com o propósito de trazer à tona uma maior influência religiosa sobre
sua época.
Presume-se que, no tempo de Esdras, as instituições
religiosas tenham sido um esforço escolástico entre os judeus (Ed 7.10).
Associadas ao crescimento das sinagogas e outras instituições pós-exílicas, a
educação primária, como um padrão de ensino, viria a tornar-se compulsória, conforme
revelado no Talmude" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2009, p. 665).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
LEBAR, Lois E. Educação que é Cristã. 1. ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2009.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009.
SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 53, p.42.
EXERCÍCIOS
1. Segundo a lição, o que podemos aprender sobre o aspecto
institucional da Escola de Profetas?
R. Que a educação possui forma e função
2. Destaque dois dos objetivos da Escola de Profetas.
R.Treinamento e encorajamento.
3. De acordo com a lição, que conteúdos faziam parte do
currículo da Escola de Profetas?
R. A Escritura e a
experiência.
4. Cite dois dos métodos educacionais usados na Escola de
Profetas.
R. Ensino através da palavra e do exemplo.
5. O que podemos observar através do ministério de Eliseu?
R. Observamos que as escolas de profetas eram dedicadas ao
ensino formal.
Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!