Titulo:
Elias e Eliseu – Um ministério de poder para toda a Igreja
Lição
7: A Vinha de Nabote
Data: 17
de fevereiro de 2013
TEXTO ÁUREO
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo
o que o homem semear, isso também ceifará"
(Gl 6.7).
VERDADE PRÁTICA
A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra
Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma
satisfação pessoal.
HINOS SUGERIDOS
522, 547, 635
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mc 7.22-23
A raiz da cobiça
Terça - Ef 5.5
Fruto da cobiça
Quarta - Êx 10.17
Advertência contra a cobiça
Quinta - Gn 31.41
A cobiça exemplificada
Sexta - Pv 28.20
Consequência da cobiça
Sábado - Is 57.17
Julgamento da cobiça
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Reis 21.1-5;15,16
1. E sucedeu, depois
destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava
junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria,
2. que Acabe falou a
Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está
vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha
melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em
dinheiro.
3. Porém Nabote disse
a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
4. Então, Acabe veio
desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o
jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de
meus pais. E deitou-se na sua cama, e
voltou o rosto, e não comeu pão.
5. Porém, vindo a
ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu
espírito, e não comes pão?
15. E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado
Nabote e morrera, disse Jezabel a
Acabe: Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita,
a qual ele te recusou dar por
dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.
16. E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto,
Acabe se levantou, para descer para
a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
INTERAÇÃO
Acabe não se contentou com o que tinha - e não era pouco,
ele tinha "apenas" o governo da nação de Israel, o reino do Norte, à
sua disposição. Ele poderia comprar ou possuir qualquer terra ou vinha em
Israel. Mas por que justamente desejou a de Nabote? Uma vinha de valor não
apenas financeiro, mas, principalmente, familiar. Não satisfeito, e alimentado
pela loucura de sua mulher, Jezabel, Acabe cometeu uma das maiores injustiças
narradas nas Sagradas Escrituras. Ele permitiu a morte de Nabote e tomou para si
a sua vinha. Eliminemos a cobiça do nosso coração, pois, podemos ser injustos e
cruéis com pessoas inocentes
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
- Identificar o objeto da cobiça de Acabe.
- Citar as causas da cobiça.
- Conscientizar-se dos frutos e consequências da cobiça.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, na aula desta semana trataremos a
respeito da cobiça. A fim de contextualizar a lição, reproduza, de acordo com
as suas possibilidades, o esquema abaixo. Introduza a lição dizendo que a
cobiça é uma consequência da visão de mundo que o ser humano possui. Explique
que o mundo onde vivemos é orientado por um estilo de vida materialista,
hedonista e pragmatista. Todavia, o Evangelho demanda de cada um de nós um
estilo rigorosamente contrário ao mundano.
O ESPÍRITO DO MUNDO
Materialismo
É o ceticismo a respeito da existência daquilo que é
transcendental. Um estilo de vida pautado somente nas coisas materiais. Após
essa vida, dizem os materialistas, tudo acaba.
Hedonismo
Ética pautada na busca intensa pelo prazer inteiramente
pessoal. O sexo, a paz interior e a prosperidade são os sonhos de vida do ser
humano.
Pragmatismo
É o estilo de vida que objetiva o lucro pessoal. Os
relacionamentos de ordem sentimental, espiritual e prossional são baseados
numa perspectiva de barganha.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
PALAVRA-CHAVE
Cobiça: Desejo veemente de possuir bens materiais; avidez, cupidez.
O episódio envolvendo o rei Acabe e a vinha de Nabote é um
dos mais tristes do registro bíblico. Uma grande injustiça é cometida contra um
homem inocente. Triste porque vemos até onde pode chegar um coração cobiçoso.
Por outro lado, o fato é um dos que melhor revela a manifestação da justiça
divina ante as injustiças dos homens. Acabe matou Nabote e apropriou-se de suas
terras. Todavia, não pôde usufruir do fruto de seu pecado, porque o Senhor,
através do profeta Elias, o denunciou e o disciplinou. É triste saber que
soberanos, governantes e reis injustos governam, mas é mais maravilhoso saber
que um Rei justo governa todo o universo.
I. O OBJETO DA COBIÇA
1. O direito à propriedade no Antigo Israel. De acordo com o
livro de Levítico, a terra pertencia ao Senhor (Lv 25.23). O israelita da
Antiga Aliança estava consciente de que o Senhor lhe havia dado o direito de
explorar a terra como uma concessão. Assim sendo, ele não poderia vender aquilo
que lhe fora dado como herança divina. O livro de Números destaca esse fato:
"Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois
os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais"
(Nm 36.7). Com isso, o Senhor queria proteger seu povo da cobiça, além de
garantir-lhe o direito de cultivar a terra para sua subsistência. Fica, pois, a
lição de que não devemos cobiçar aquilo que é do próximo, nem tampouco jogar
fora aquilo que o Senhor nos confiou como despenseiros.
2. A herança de Nabote. Acabe queria a vinha de Nabote de
qualquer jeito. Diante da insistência do rei, Nabote contra argumentou: não
poderia desfazer-se de sua herança (1 Rs 21.3). Nabote era obediente ao Senhor
e invocou o poder da lei para proteger-se. Diante desse fato, o rei cobiçoso
ficou triste, pois sabia que até mesmo um monarca hebreu precisava submeter-se
à lei divina (1 Sm 10.25). Mas Jezabel, sua esposa, que viera de um reino
pagão, ficou escandalizada com esse fato, pois entre os reinos gentios os
governantes não eram apenas soberanos, eram também tiranos (1 Rs 21.5-7). Dessa
forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha de Nabote (1 Rs
21.8-14).Quantas pessoas têm consciência da ilegalidade de determinada coisa,
mas como Acabe ficam à procura de justificativas que a tornem legal. Cuidado!
Deus há de julgar os tiranos e malfeitores.
SINÓPSE DO TÓPICO (I)
A cobiça transforma
indivíduos comuns em criminosos
II. AS CAUSAS DA COBIÇA
1. A casa de campo de Acabe. O livro de 1 Reis destaca que
Acabe possuía uma segunda residência em Jezreel (1 Rs 18.45,46). Era uma casa
de verão. A vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de
Acabe (1 Rs 21.1). O rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas
não estava satisfeito enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito,
Nabote. É uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem
com o que têm. Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar
satisfação. Nenhum ser humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro
da sua satisfação não estiver em Deus.
2. A horta de Acabe. Acabe estava dominado pelo desejo de
"ter", de "possuir". Somente a casa de verão, que sem
dúvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora construir ao seu lado
uma horta para que seus desejos pudessem ser realizados. Não se importava em
quebrar o mandamento divino: "Não cobiçarás" (Êx 20.17). Mais do que
qualquer motivação externa, Acabe estava totalmente dominado pelos desejos
cobiçosos de seu coração.Jamais devemos incorrer no erro de achar que os fins
justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do Senhor na busca de um desejo
meramente egoísta.
SINÓPSE DO TÓPICO (II)
Acabe desejou a propriedade de Nabote, pois queria, ali,
construir uma horta.
III. O FRUTO DA COBIÇA
1. Falso testemunho. As atitudes de Acabe foram acontecendo
como reação em cadeia. É evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos
bons. O problema agora não era somente Acabe, mas também sua famigerada mulher,
Jezabel (1 Rs 21.7). Foi ela que arquitetou um plano sórdido para apossar-se da
propriedade de Nabote. Diz o texto sagrado que ela envolveu várias pessoas
nesse intento, incluindo os nobres do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem nenhuma
nobreza! Escreveu uma carta e selou com o anel de Acabe. Por conseguinte, com o
pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o
Jezreelita, fosse acusado de ter blasfemado contra Deus e contra o rei (1 Rs
21.10). Um simples desejo que evoluiu para cobiça e falso testemunho.
2. Assassinato e apropriação indevida. A trama precisava ser
bem feita para não gerar desconfiança. E por isso um jejum deveria ser
proclamado, como sinal de lamento por haver Nabote blasfemado contra o Deus de
Israel (1 Rs 21.9). Uma prática religiosa foi usada para dar uma roupagem
espiritual ao caso. Como foi planejado, Nabote e sua família foram apedrejados
e mortos injustamente! (1 Rs 21.13). Quantas vezes a Bíblia é usada para
justificar práticas pecaminosas! Resolvido o problema, agora o rei
apoderar-se-ia da vinha de Nabote (1 Rs 21.16). Um abismo chama outro abismo. O
pecado havia evoluído da cobiça para o assassinato!
SINÓPSE DO TÓPICO (III)
A cobiça origina o falso testemunho, assassinato e apropriação
indevida dos bens do outro.
REFLEXÃO
“Por intermédio da história do rei Acabe, constatamos que o
pecado não compensa”.
IV. AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA
1. Julgamento divino. Tanto Acabe como a sua esposa,
Jezabel, estavam convencidos de que ninguém mais sabia dos seus intentos. De
fato, ninguém dentre o povo soube dos bastidores desse estratagema diabólico,
exceto Elias, o Tisbita. Tão logo Acabe apossou-se da vinha de Nabote, ordena
Deus ao profeta Elias que se apresente ao rei e lhe proclame o juízo divino:
"Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura, não mataste e tomaste
a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os
cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu
mesmo" (1 Rs 21.19,20). Alguém pode enganar aos homens, mas nunca ao
Senhor. Diante dEle todas as coisas estão patentes (Hb 4.13).
2. Arrependimento e morte. Duas atitudes podem ser tomadas
diante de uma sentença divina de julgamento: arrepender-se ou rejeitar a
correção. No caso de Acabe, o texto sagrado destaca que logo após receber a
profecia sentenciando a sua morte, ele "rasgou as suas vestes, e cobriu a
sua carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava
mansamente. Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo:
"Não viste que Acabe se humilha perante mim? Porquanto, pois, se humilha
perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho
trarei este mal sobre a sua casa" (1 Rs 21.27-29). Acabe arrependeu-se,
mas mesmo assim não teve como se livrar das consequências de suas ações (1 Rs
22.29-40; 2 Rs 1.1-17). O pecado sempre tem seu alto custo!
SINÓPSE DO TÓPICO (IV)
Na cobiça que dominou Acabe, vemos o julgamento divino, e
também arrependimento e morte.
REFLEXÃO
“Quem escolhermos como cônjuge realmente fará a
diferença! Por isso, escolha estar perto somente daqueles que lhe animam a
fazer o bem, não o mal.”
Lawrence O. Richards
CONCLUSÃO
Lendo a história de Acabe, constatamos logo que o pecado não
compensa. Todas as nossas ações terão consequências, e algumas delas
extremamente amargosas. Deveríamos medir nossas intenções primeiramente pela
Palavra de Deus e somente assim evitaríamos dar vazão aos nossos instintos.
Nossas ações glorificariam a Deus em vez de satisfazer nossos egos. Acabe
fracassou porque esqueceu-se da Palavra de Deus, preferindo ouvir e seguir a
orientação de uma pagã que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém quebra
a Palavra de Deus, na verdade é ele quem está se quebrando!
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsidio Teológico
"Base legal
O 'dia de jejum' que Jezabel proclamou sugere que ela havia
convocado os anciãos em assembleia para identificar a causa de algum recente
desastre ou dificuldade (cf. Jl 1.14-18). Alguns sugerem que a acusação feita
pelos dois 'vilões' era que Nabote abandonara a promessa feita em nome de Deus
para vender sua terra ao rei. O fracasso em manter um juramento feito em nome
de Deus seria blasfêmia. Nesse caso, após a execução de Nabote, o rei podia
legalmente tomar posse da propriedade em disputa. 2 Reis 9.26 acrescenta que os
filhos de Nabote foram assassinados ao mesmo tempo. Com nenhum herdeiro vivo,
aparentemente não havia ficado ninguém para disputar a reclamação de Acabe pela
terra" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de
Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010,
p. 238).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII
Subsidio Bíblico
"Tendo Nabote sido tirado do caminho, Acabe toma posse
da vinha.
Os anciãos de Jezreel enviaram despreocupadamente a notícia
a Jezabel, como se fosse uma notícia agradável: Nabote foi apedrejado e morreu
(v.14). Aqui observamos que: tão obsequiosos estavam os anciãos de Jezreel para
obedecer as ordens de Jezabel, que ela enviara de Samaria para assassinar
Nabote, quanto estavam obsequiosos os anciãos de Samaria para obedecer as
ordens de Jéu para assassinar os setenta filhos de Acabe, embora nada fosse
feito segundo a lei (2 Rs 10.6,7). Aqueles tiranos, que com suas ordens
perversas corrompem as consciências dos seus magistrados inferiores, no fim
podem talvez receber o troco caindo sobre eles, e aqueles que se dispõem a
fazer uma coisa cruel por eles estarão prontos a fazer outra coisa cruel contra
eles" (HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a
Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.534).
VOCABULÁRIO
Obsequioso: Que presta obséquios; serviçal, benévolo; afável
no trato.
Tirano: Governante injusto e cruel.
Famigerada: Tristemente afamada.
Sórdido: Que fere a decência, os bons princípios; indecente,
indigno, vergonhoso.
Engendrou: Dar existência a; formar, gerar.
Estratagema: Plano, esquema, previamente estudado e posto em
prática para atingir determinado objetivo.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2009.
HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento:
Josué a Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
A vinha de Nabote
Não devemos ficar surpresos quando a injustiça e a maldade
forem companheiras das práticas de uma nação quando a mesma se afasta da lei do
Senhor. A descrição dada pelo cronista sobre os dias do reinado de Acabe não
são agradáveis, e mostram um rei fraco, imaturo e dominado por uma esposa
ímpia: “Porém ninguém fora como Acabe que se vendera para fazer o que era mau
aos olhos do SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o incitava” (1 Rs 21.25). Ao
lado do palácio de Acabe, havia uma vinha que pertencia a um homem chamado
Nabote. Entendemos pelo texto que aquela propriedade lhe fora passada por
herança: “Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a
herança de meus pais” (1 Rs 21.3), o que fortalecia a convicção de Nabote de
que ele não deveria vendê-la nem trocá-la por outra propriedade. É provável que
Nabote tenha sido criado naquele terreno, dedicando-se com seus pais ao cultivo
de uvas. O que fez Acabe diante da resposta de seu súdito? Ficou entristecido,
como uma criança mimada, e não quis se alimentar. Ao perceber o que aconteceu,
a maligna esposa do rei orquestrou uma farsa para que o rei tivesse um pouco de
alegria: escreveu cartas ordenando que homens maus acusassem Nabote de ter
blasfemado do Senhor e do rei, para que fosse apedrejado e morto. É curioso ver
que pessoas malignas não adoram ao Senhor nem o temem, mas não se furtam de
usar o nome do Senhor para perverter o juízo e cometer atrocidades. Mas
lembremo-nos de que Deus não se deixa escarnecer nem deixa seu nome ser usado
em vão. O julgamento de Acabe seria terrível, e a sentença seria transmitida
por Elias: “Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que
está em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para possuí-la.
E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porventura, não mataste e tomaste
a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o SENHOR: No lugar em que os
cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo...
E também acerca de Jezabel falou o SENHOR, dizendo: Os cães comerão Jezabel
junto ao antemuro de Jezreel” (1 Rs 21.18,19,23). Que isso sirva de lição a
todos os que de alguma forma detém o poder e dele abusam: não se pode zombar de
Deus utilizando o poder temporal para realizar propósitos pessoais e até
malignos. A quem muito for dado muito será cobrado. E todo ato de cobiça, além
de reprovado por Deus, será também duramente punido por Deus.
CPAD, nº 53, p.39.
EXERCÍCIOS
1. De acordo com a lição, por que Nabote recusou vender a
sua vinha?
R. Porque a terra era dada como uma concessão e como tal não
poderia ser vendida. A lei mosaica ainda proibia um israelita vender a herança
de seus pais.
2. Explique o porquê do desejo de Acabe em se apossar da
vinha de Nabote.
R. Acabe possuía uma casa de verão e queria construir ao seu
lado uma horta.
3. Destaque alguns frutos da cobiça de Acabe.
R. Falso testemunho, apropriação indébita e assassinato.
4. Como Acabe reagiu à sentença de julgamento dada pelo
profeta Elias?
R. Com arrependimento.
5. Lendo a história de Acabe, o que podemos constatar?
R. Que o pecado não
compensa.
Disponibilizamos a todos, que, quiserem aprender a Palavra de Deus através das Lições Bíblicas Jovens e Adultos da CPAD. Da Escola Bíblica Dominical, faça bom uso da Palavra de Deus através das Lições. Mas por favor, não modifiquem o conteúdo das lições postadas neste blog, e, indiquem a fonte em nome de Jesus!