Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

domingo, 3 de julho de 2011

BÍBLIA, O MANUAL DA MATURIDADE

ESCOLA BÍBLICA DO DOMINICAL
Lição 01; BÍBLIA, O MANUAL DA MATURIDADE
Texto Bíblico Básico Salmos 119.97-105 ; 2 Timóteo 3. 14,15
03 de Julho de 2011
Texto Áureo.
“Diligentemente guardareis os mandamentos do Senhor vosso Deus”(Dt 6.7a).

Objetivos
Ao final do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
.buscar constantemente ensinamentos na palavra de Deus;
.crer que a bíblia é a fonte de ensinos para o cristão;
.aplicar em sua vida os ensinos bíblicos.
Palavra  introdutória
A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus. Ela é a mensagem de Deus  aos homens. A Bíblia, por excelência é o manual da maturidade. Se desejamos conhecer o Senhor profundamente, se querermos descobrir o que está no coração de Deus um de nós, precisamos estudar, examinar, meditar, guardar e obedecer a Sua Palavra, aplicando em nosso viver diário os mandamentos e as instruções divinas.

1.AS SAGRADAS ESCRITURAS NOS REVELAM QUEM É DEUS
A Bíblia é fonte autorizada que  revela, em detalhes, a pessoa de Deus, Seu caráter, Sua natureza, Seus atributos e os projetos  que Ele tem em relação aos  seres humanos.
1.1. Ele é o Deus vivo e verdadeiro
Antes de conhecer o Senhor, adorávamos aos ídolos, às imagens de escultura, e aos próprios demônios que estão vinculados a todo sistema de idolatria ( 1 Co 10.20 ).
Ao contrário dos ídolos que não têm vida, o Deus que pode salvar é o Deus vivo, auto-existente; Deus onipresente ( todo presente); Deus onisciente ( todo conhecedor ); Deus onipotente ( todo poderoso ). Esta é a grande diferença: Ele é o Deus vivo, eternamente vivo! "De eternidade, tu és Deus!" (Sl 90.2b ).

1.2. Deus nos ama com um amor sem limites
A melhor forma de descrever o caráter, a natureza e a pessoa de Deus, encontra-se em três pequenas palavras: Deus é amor! Não é preciso fazer um seminário, uma tese, uma conferência especial, um estudo profundo e pormenorizado para saber quem é Deus, tudo se resume nesta declaração: Deus é amor!
João, o apóstolo do amor, declara,em seus escritos, tanto no evangelho ( Jo 3.16 ), bem como nas epílolas (1 Jo 4.8-10 ),João nos mostra a grandiosidade do amor de Deus. Amor eterno, sacrificial,amor doador revelado em Cristo.
1.3. A Bíblia revela os pensamentos de Deus
Deus é espírito, e nós somos humanos, Ele está acima de todos os seres criados. Ele é todo poderoso e soberano em todos os Seus atos e propósitos.Sendo o ser humano limitado, mortal, débil e sujeito ao pecado como saber o que Deus pensa sobre ele? Como penetra na mente do Senhor e descobrir os pensamentos divinos?
Encontramos no manual de maturidade a Bíblia, vários versículos que nos dizem que Deus não quer a nossa desgraça, mas sim a prosperidade, a alegria e a felicidade. Observe, no Salmo 91, algumas coisas interessantes que Deus deseja para você, as quais quer fazer por você:
1.Ele manda os anjos cuidarem de você... v.11
2.Ele vai livrar você de todo mal... v.14
3.Deus lhe colocará no refúgio seguro...v.14
4.Deus responderá a sua oração... v.15
5.Ele estará com você no sofrimento... v.15
6.Deus prolongará o seu tempo de vida... v.16
7.Deus lhe revelará a Sua salvação... v.16

1.4. As promessas de Deus contribuem para nosso crescimento e amadurecimento
Desde o primeiro ao último livro da Bíblia, encontramos milhares de promessas feitas e pronunciadas por Deus, destinadas ao progresso, ao crescimento e à maturidade de todos que desejarem. As promessas do Senhor são fiéis e verdadeiras.Todas têm sido cumpridas completamente em seus mínimos detalhes.
Deus promete em Sua Palavra que não existe condenação para os que estão em Cristo (Rm 8.2). Todas as coisas são possíveis através de Cristo (Fp 4.13 ). Purificação pelo poder da palavra (Jo 15.3 ).Recebimento das bênçãos divinas (Jo 15.7 ).

2.OPERAÇÕES DA PALAVRA DE DEUS
Desde a criação do homem,mesmo com a queda, o Senhor nunca o abandonou, mas ali, no jardim do Éden prometeu enviar o Redentor que seria o salvador poderoso da humanidade. Deus nunca deixou de manifestar o Seu grande amor e os desejos do Seu coração através da Sua Palavra que é eterna, permanente e duradoura (Is 40.8 ).

2.1.Uma nova natureza espiritual

A ação devastadora do pecado no ser humano resultou na morte espiritual. Deus enviou o Seu único filho para conquistar a vida que o homem perdeu. A Palavra de Deus é a semente pura, que não se corrompe. Ela gera a natureza divina no homem, que é o processo do novo nascimento.
O novo nascimento é a solução de Deus que alcança o ser humano; ainda que o mesmo tenha vivido na prática do pecado, até nos minutos finais  da sua existência terrena, livrando-o da condenação eterna. ( Lc 23.40-42 ). Nesta nova natureza espiritual gerada pela palavra de Deus, o ser humano recebe três milagres: o milagre da justificação ( Rm 5.1 ); o milagre da regeneração (2Co 5.17 ); o milagre da adoção ( Jo 1.12,13 ).

2.2.Vida real e a abundante
O homem não é só carne, corpo terreno, precisando do pão material para viver. Ele é um ser tricotômico dotado de corpo, alma e espírito. O corpo, a parte física e material do ser humano, não sobrevive sem a alma e o espírito (Dt 8.3 ). As palavras que procedem da boca de Deus são poderosas e outorgam vida a todos os que as ouvem e obedecem.
Deus é o único criador e autor da vida. Quando conhecemos a Sua palavra, amando-a, a reverenciando-a e obedecendo aos sues princípios, permitindo que a mesma viva em nós, temos vida real somos feliz e abençoados (Ap 1.3 ).
2.3.Iluminação para os olhos
Bilhões de seres humanos de ambos os sexos, em todas as faixas etárias, neste exato momento, fazem de tudo para alegrar o coração. Todos desejam que o coração se sinta bem feliz, motivado e muito alegre. Mas é a comunhão diária, o estudo e o exame sistemático da palavra de Deus que produzem alegria imediata no coração.O corpo humano precisa se alimentar várias vezes durante o dia, e da mesma forma o espírito precisa de alimento da palavra de Deus para viver vitoriosamente rumo à maturidade  (Jr 15.16).
"Desvenda os meus olhos" é o pedido ardente do salmista no salmo 119.18. Se desejamos progredir, continuar, avançar em maturidade, todos, sem distinção e privilégios, precisamos orar como o salmista. Unicamente Deus é capaz de arrancar a venda dos nossos olhos espirituais, a fim de que tenhamos a visão correta do Senhor, dos planos divinos e do Seu querer em relação às nossas vidas.
2.4. A verdade santificante
O Senhor Jesus suplicou ao Pai em favor dos Seus discípulos que com Ele conviviam, e não Se esqueceu de pedir as mesmas bênçãos para todos que haveriam de crer NEle nos dias futuros. A Bíblia Sagrada é a única palavra com condições suficientes para  santificar completamente o homem no corpo, na alma e no espírito. A verdade da palavra de Deus é o alicerce seguro onde o homem ou a mulher, no corpo, na alma e no espírito, descansam, têm refúgio, alimentam-se, exercitam a fé, crescem, renovam-se, são fortalecidos e, acima de tudo, são santificados!

2.5.Purificação interior
A Palavra de Deus é a espada do Espírito, afiada nos dois lados com poder penetrante, apta alcançar a área do espírito do ser humano e ali realizar uma operação de limpeza e purificação. Ela prepara o interior do homem para a geração do fruto espiritual descrito por nove palavras que sinalizam a vida amadurecida e alicerçada na Palavra do Senhor ( Gl 5.22,23 ).
O Senhor Jesus disse aos Seus discípulos que eles já estavam limpos pelo poder da Palavra que Ele havia ministrado a cada um deles ( Jô 15.3 ). O apóstolo Pedro nos ensina como podemos manter o coração, a alma e o espírito limpos até  alcançar a maturidade. Ser maduro significa estar completo, na medida exata estabelecida na Palavra de Deus ( 1 Pd 1.22; Sl 119.9 ).

2.6.Múltiplos benefícios
Toda a Bíblia, a Escritura Sagrada é inspirada por Deus. Isso significa que Ele revelou a Sua Palavra divinamente. Os desejos, a vontade do Senhor encontram-se na Palavra que Ele mesmo falou.
Ela ensina a verdade sobre Deus, sobre o homem, sua origem, razões por que ele existe, o futuro, a salvação, o céu, o inferno, o bem e o mal.Ela é o manual da verdade.
Ela condena o erro, que é o pecado.
Ela corrige as faltas, colocando o ser humano em linha com o programa e o projeto que Deus deixou estabelecido.
Ela revela a maneira correta de viver. Vivamos de acordo com os pensamentos de Deus. Não passamos simplesmente pela vida.
Ela prepara a pessoa que serve a Deus para ser poderosamente usada pelo Senhor para todo tipo de boas obras.

3. A FÉ QUE NOS CONDUZ À MATURIDADE
“ a Fé é pelo ouvir, e o ouvir  pela palavra de Deus” ( Rm 10.17 ). A semente da fé repartida por Deus encontra-se no espírito do homem, e exatamente neste ponto vital o Espírito Santo trabalha revelando a Palavra salvadora que regenera e justifica o ser humano.
3.1. Fé no Deus verdadeiro – a pessoa certa
Se desejamos vencer na vida, se queremos o sucesso com fidelidade, precisamos obedecer ao mandamento bíblico de ter nossa fé na pessoa bendita do Senhor Jesus  o Deus verdadeiro. Ele é o autor e consumador da nossa fé. Ele cumpriu todas as exigências  da justiça divina, morrendo por todos na cruz, a fim de que os que NEle crêem, acreditam, confiam e têm fé  possam caminhar a trajetória destinada a todos os seres humanos.
3.2. Fé inteligente
Três evangelhos do Novo Testamento – Mateus,Marcos e Lucas – registram um grande milagre operado pelo Senhor Jesus em plena via pública, curando radicalmente uma mulher que, durante 12 longos anos, sofreu de uma hemorragia, uma menstruação que nunca parou um único minuto. Um dia, essa mulher ouviu falar sobre o Senhor Jesus que andava por todos os lugares como escolhido. Enviado e ungido por Deus para socorrer os infelizes, curar os corações feridos, perdoar os pecadores, libertar as pessoas escrevas e trazer de volta para Deus todos os perdidos ( Lc 19.10; At 10.38 ).
Naquela vida sofrida, rejeitada, pobre e terrivelmente doente, a inteligência da fé reflexionou: não sou digna de falar com o Filho de Deus. Não preciso contar o que sofri durante estes últimos doze anos... Irei por detrás da multidão porque não quero chamar atenção... A única coisa que eu desejo, que eu anseio, isto farei. Quero apenas tocar NEle.
O milagre acontece publicamente! Toda a multidão contempla a mulher ajoelhada diante do Filho de Deus relatando o milagre, declarando toda a verdade. O Senhor Jesus estabelece uma relação familiar dizendo: “filha, a tua fé te curou!” (grifo do autor ).

3.3. Fé essencial na batalha do dia-a-dia
Alcançar o objetivo da maturidade não é tarefa fácil. Ninguém chega ao topo sem esforço, sacrifício, lutas, inimigos espirituais. Às vezes, há até oposição dos próprios familiares. O Senhor Jesus nos avisou sobre o combate que todos nós haveríamos de enfrentar (Jô 16.33). Nas lutas de cada dia, somos abençoados com a certeza da fé (Hb 10.22,23 ). Ela não esmorece, não desiste e jamais recua. A certeza da fé tem a sua solidez e a firmeza na Palavra de Deus. Quanto mais adoramos, glorificamos e louvamos ao Senhor por tudo que Ele é e por tudo que temos recebido Dele,por Suas promessas, alianças e pelas obras que Deus tem realizado através das nossas vidas, crescemos, amadurecemos e somos fortalecidos na fé, na esperança e no amor (Rm 4.20).

3.4. Fé que vê o invisível
Ninguém poderá avançar e crescer até chegar ao padrão da maturidade, se não tiver fé.
A fé tem a visão do futuro. José, no Egito, disse ao povo de Israel: “Quando vocês saírem daqui rumo a Canaã, levem os meus ossos com vocês. Não deixem meu corpo aqui na terra do Egito”. A poderosa fé no coração de José testemunhava que Deus tiraria o povo do cativeiro e o colocaria na terra da promessa, onde manava leite e mel. Ele não tinha nenhuma dúvida quanto à fidelidade das promessas do Senhor (Gn 50.25).
A fé enxerga o futuro. Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, precisamos da visão da fé que vê o invisível. Toda vida do homem e da mulher justos diante de Deus resume-se apenas em duas letras: Fé  (Hb 10.38).

3.5.Alcance a maturidade celebrando a vitória da fé
A fé é uma poderosa arma espiritual que Deus nos deu para vencer o mundo. A fé torna o cristão verdadeiro, um autêntico vencedor contra o mundanismo.

CONCLUSÃO: O amor a Deus jamais será substituído pelos valores mundanos (1 Jo 2.15). O perfil de um caráter santo no poder da fé sempre será vitorioso contra as concupiscências que no mundo reinam por meio do sistema pecaminoso que escraviza milhões de seres humanos. No poder da fé no Senhor Jesus Cristo e na Palavra de Deus, o mundo está crucificado, sem nenhum poder sobre as nossas vida! (Gl 6.14).

Fonte:Editora Central Gospel
Revista: Jovens e Adultos:
Maturidade, essência da vida cristã
Nº20
Comentarista:Pr. Joá Caitano da Silva



Agradecimento





FEED