Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

sexta-feira, 27 de maio de 2011

LIÇÃO Nº 09 - TÍTULO: “A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL”

Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO Nº 09 - DATA: 29/05/2011
TÍTULO: “A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL”
TEXTO ÁUREO:"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra"( At 1:8).
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: At 2:1-4, 14-17
1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
14  Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15  Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16  Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17  E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

I – INTRODUÇÃO:

"PENTECOSTE. Pentecoste era a segunda grande festa sagrada do ano judaico. A primeira grande festa era a Páscoa. Cinqüenta dias após esta, vinha a festa de Pentecoste, nome este derivado do gr. penteekostos (=qüinquagésimo). Era também chamada Festas das Colheitas, porque nela as primícias da sega de grãos eram oferecidas a DEUS (cf. Lv 23.17). Da mesma forma, o dia de Pentecoste simboliza, para a igreja, o início da colheita de almas para DEUS neste mundo". Uma Igreja pentecostal é aquela que segue o modelo apresentado no Novo Testamento, demonstrando ser herdeira da essência cristã da Igreja primitiva.

II – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA PENTECOSTAL:

• (1) – ESPERA NAS PROMESSAS DE DEUS - Lc 24:49 - Deus promete e cumpre com as Suas promessas. Ele enviou o Seu Espírito para guiar e fortificar a Sua Igreja.

• (2) – OBEDECE AOS MANDAMENTOS DE CRISTO - At 2:1 - Estavam reunidos no mesmo lugar, mostrando observância e respeito pela palavra de Cristo. Isso evita a pressa em fazermos a vontade própria e de praticarmos as distorções cristãs.

• (3) – É SUJEITA A DEUS E AOS SEUS MISTÉRIOS – At 2:2-13 - Devemos ser sujeitos ao Senhor, deixando Ele estabelecer os propósitos da Igreja.

• (4) – É TOMADA DO SENTIMENTO DE CORAGEM – At 2:14 - Antes, haviam negado e fugido; agora, não temem pela própria vida.

• (5) – PREGA AO MUNDO O CRISTO CRUCIFICADO E RESSURRETO - At 2:23-24 - Devemos retornar a esta pregação cristocêntrica em nossos púlpitos, evitando-se as heresias baseadas em fábulas modernas.

• (6) – CRESCE NUMERICAMENTE E EM QUALIDADE – At 2:37-42 - Notemos: o que levou as pessoas à conversão foi a pregação da palavra de Deus. Uma Igreja que ensina e prega a Bíblia, cresce numérica e qualitativamente.

• (7) – PERSEVERA NAS COISAS DE DEUS – At 2:42-47 - Na Doutrina; na Comunhão; no Partir do pão; nas Orações; no Compartilhar dos bens; no Louvor a Deus. Muitas são as atividades da Igreja, mas não podemos nos descuidar da sua essência.

III – CARACTERÍSTICAS DO FALSO CULTO PENTECOSTAL:

• Leiamos I Rs 18:20-40 e meditemos:

• (1) - É SEGUIDO PELA MAIORIA - Ex 32:1; I Rs 18:22, 25 - Tenhamos o cuidado para que a Igreja não venha crescer no número de pessoas, no número de invenções e perder em santidade, no caráter e na fidelidade - Mt 7:13-14. Precisamos, urgentemente, lembrar esta verdade solene: A MAIORIA SE PERDERÁ. Foi assim na época de Noé.

• (2) - É AQUELE QUE TEM UM FOGO FALSO - Ex 32:24; I Rs 18:25 - O fogo deve vir do céu. Deus não aceita fogo estranho em Seu culto. Mesmo conhecendo as Escrituras, temos admitido ao culto de Deus fogo de entusiasmos, fabricado por animadores; temos acrescentado novidades no culto, tornando-o show incrementado por "novos movimentos” - O que temos visto acontecer nos cultos são atos e ações que Deus não pediu em Sua Palavra! Ele não é um ser cheio de caprichos. O culto a Deus deve ter somente o fogo do Espírito, pois só este fogo santifica e transforma vidas.

• (3) - É MOVIMENTADO - Ex 32:6, 19, 25; I Rs 18:26-28 - O culto a Deus é chamado por Paulo de LOGIKEN, ou seja, RACIONAL ou SUPRA-SENSUAL (Rm 12:1-2). O Culto é FÉ, pois o justo viverá pela fé.

• (4) - É UM CULTO DEMORADO, LONGO - Ex 32:6, 17-18; I Rs 18:29 - Muitos movimentos, muitas palavras, muitas repetições. O nosso Deus é um Deus de ordem, paz e harmonia. O Universo que Ele criou atesta que em tudo há ordem e harmonia.

• (5) - O DEUS ADORADO NO FALSO CULTO PENTECOSTAL, NÃO RESPONDE - Ex 32:20; I Rs 18:26-29 - O falso culto pentecostal é apenas movimentação física que resulta no vazio. É um teatro, um show, sem nenhum vínculo de vida prática. O falso adorador é mundano: vive mentindo, traindo, fazendo falcatruas, escandalizando, sem ética cristã. O falso culto pentecostal é um culto sem ética.

IV - COMO ENFRENTAR O FALSO CULTO PENTECOSTAL:

• (1) - CONVICÇÃO - Ex 32:19-21, 27; I Rs 18:17-21 - Para se enfrentar o falso culto pentecostal, devemos, na graça de Deus, termos muita convicção. Antes de ver o fogo cair do céu, antes da grande vitória, Elias crê, está convicto, sabe quem é o verdadeiro Deus. Mas o povo NADA RESPONDIA.

• (2) - DEFINIÇÃO - “SE É... SEGUI-O” - Ex 32:21-24 - Indefinição é característica do falso culto pentecostal. O povo parecia não saber de nada; estava na dúvida; não havia firmeza. Vivemos num tempo de indefinições. Hoje, ser definido é ser dogmático ou intolerante; hoje, ser dogmático ou intolerante é algo detestável. No entanto, não podemos ficar no meio termo: “SE BAAL É O SENHOR, SEGUI-O; SE DEUS É O SENHOR, SEGUI-O” - É hora de definição!

V - O QUE FAZER PARA RESTABELECER O VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL:

• (1) - RESTAURAR O ANTIGO ALTAR - Ex 32:19-20, 34:1, 4; I Rs 18:30 - Elias restaurou o altar de seus pais. O mesmo altar em que adoravam os seus antepassados. Há os que pensam que novidade é a marca do verdadeiro culto pentecostal. Pensam que algo para ser bom, tem que ser atual, novo. Criam preconceitos contra o antigo e se esquecem QUE NÃO HÁ NADA NOVO DEBAIXO DO CÉU.


• (2) - CULTUARMOS COM BASE NA PALAVRA DE DEUS - Ex 34:10, 27-28; I Rs 18:31 - Elias mostrou precisão: Usou doze pedras! Nem mais, nem menos! Elias não usou outro material para a restauração do altar - nem ouro, nem prata, nem bronze -; Elias usou pedras! Elias não quis fazer uso de sua criatividade. Ele obedeceu e tudo fez conforme a Palavra do Senhor.

• (3) - COLOCAR ORDEM NO TEMPO DO CULTO - Ex 34:31-33; 35:1, 20; I Rs 18:36 - Deus havia determinado a hora do sacrifício e Elias obedeceu a Deus quanto ao horário.

• (4) - O VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL DEVE SER DIRIGIDO AO DEUS DA ALIANÇA - Ex 34:5-9; I Rs 18:36 - O individualismo moderno criou deuses dos carismáticos: “O deus - o irmão fulano”, “O deus - aquela Igreja”, “O deus - aquele missionário” , “o deus - aquele cantor”, "o deus - aquele pregador", "o deus - aquele pastor". Ou seja, cada um tem o seu "culto” e o faz de acordo com o meio econômico, eletrônico e a criatividade, mas não com base e de acordo com a Palavra de Deus.

• (5) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL, DEVE HAVER CLAMOR E ORAÇÃO DIRIGIDOS AO DEUS SOBERANO - Ex 32:30-33, 33:11-23; Ex 34:8-9; I Rs 18:36-37 - Para Elias, este Deus soberano era o Senhor absoluto do coração do povo: - “PARA QUE ESTE POVO SAIBA QUE TU, SENHOR, ÉS DEUS”. É Deus quem convence, quem salva, quem escolhe e quem chama. TODO O UNIVERSO ESTÁ SOB O COMANDO DELE.

• (6) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL DEVE HAVER FOGO DO SENHOR - Ex 24:16-18; I Rs 18:34, 38 cf Hb 12:18-20, 29 - Elias cria no Deus soberano. Ele encheu o altar com água e Deus mostrou Seu poder, contrariando as leis naturais, a fim de que o povo cego, visse.

• (7) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL O POVO RECONHECE QUE SÓ O SENHOR É DEUS - Ex 40:34-38; I Rs 18:39 - Os que adoram a Deus não vivem titubeando; não seguem a maioria, pois esta, à luz da Palavra de Deus, entra sempre pelo caminho e porta largos (Mt 7:13-14)

• (8) - NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL, O QUE É EMPECILHO DEVE SER ELIMINADO - Ex 32:27-29; I Rs 18:40 - Os falsos profetas podem causar danos, mas não têm poder para destruir o verdadeiro culto pentecostal dirigido ao verdadeiro Deus. O verdadeiro culto pentecostal sempre triunfará e a glória de Deus será restabelecida.

VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS:


• Guardemos isso: NO VERDADEIRO CULTO PENTECOSTAL...

• (1) - FOGO FALSO NÃO TEM LUGAR;

• (2) - NÃO SE CONFUNDE ENTUSIASMO COM LOUVOR;

• (3) - NÃO SE PROVOCAM EMOÇÕES PARA ALEGRAR O AMBIENTE;

• (4) - O ALTAR ANTIGO NÃO DEVE SER SUBSTITUÍDO, MAS RESTAURADO, PORQUANTO DEVEMOS SEMPRE NOS VOLTAR PARA A PALAVRA DE DEUS;

• (5) - O VERDADEIRO DEUS DEVE SER ADORADO - O DEUS DE ABRAÃO, DE ISAQUE e DE JACÓ. Só então o fogo do céu descerá e o povo se prostrará, reconhecendo que SÓ O SENHOR É DEUS, SÓ O SENHOR É DEUS.


FONTES DE CONSULTA:

1) Revista Educação Cristã - volume IX - Imprensa da Fé

2) Idem - volume I

3) Estudo Bíblico: “As Marcas de Uma Verdadeira Igreja Pentecostal – de Antônio Carlos Barro

PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail: geluew@yahoo.com.br
blog: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/

Sofreu algumas alterações:Por
VOZ DO BOM PASTOR

Agradecimento





FEED