Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estou endividado. E agora?

Muita gente se envergonha de ter dívidas. Mas saiba que você não é o único. O importante é tentar resolver o problema, muitas vezes com a ajuda de familiares e amigos ou mesmo por meio de negociação direta com o cobrador. O importante, após liquidar ou sanear a dívida, é ficar atento para não ser surpreendido novamente por esse tipo de situação.
Dicas para vencer o endividamento:
1)  Reconheça o problema
Há muitas pessoas na mesma situação. Mas você pode superar o problema.

2) Organize suas contas pessoais
Saiba exatamente quanto você gasta e quanto pode poupar. Tenha sempre uma reserva em dinheiro para emergências. Converse com sua família sobre a gravidade da situação financeira e elaborem, juntos, orçamentos domésticos mensais.

3) Renegocie suas dívidas o mais rápido possível
Adiar o problema só vai piorar a situação. Pague primeiro as contas mais caras, como cartão de crédito e cheque especial, em que a incidência de juros é extremamente alta, muito acima da inflação que reajusta a maioria dos salários. Você pode trocar dívidas mais altas por outras menores, como obter um empréstimo com taxa de 3% ao mês para liquidar uma dívida com taxa de 10% ao mês, por exemplo. Mas cuidado: não use uma dívida para criar outras.

4) Racionaliza os gastos e combata o desperdício
Pense: em que eu posso economizar? Antes de comprar qualquer produto ou sérvio, informe-se bem, pesquise preços, negocie. Compre só o necessário. Dê preferência às compras à vista e peça desconto sempre.

5) Reflita antes de comprar
Pergunte-se: eu preciso comprar? Eu posso comprar? Eu devo comprar?
Fonte: Cartilha “Viva Sem Dívidas”, da P.B. H., em parceria com órgãos de defesa do consumidor.

Nenhum comentário:

Agradecimento





FEED