Translate

Evangelismo

"EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS." JOAO 10.11

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nosso planeta pede...

Se você é daquelas pessoas que acha que sempre vai haver água na torneira, energia na tomada e papel à vontade para usar como rascunho, é melhor começar a repensar essas “certezas”.

Vivemos num mundo em que recursos naturais não são inesgotáveis.

Mais ainda, esses recursos naturais estão hoje perigosamente perto de seus limites.

E a culpa, infelizmente, está justamente nesta crença equivocada de que sempre haverá água, energia, árvores e alimentos para todos.

Algumas atitudes individuais, porém, têm bastante efeito sobre o planeta:



· Sete pessoas que mantiverem a torneira fechada enquanto escovam os dentes vão economizar, por dia, 122 litros de água tratada.



· Usar o vaso sanitário como lixo, significa usar 10 litros de água tratada a mais para que a descarga leve o resíduo que você jogou ali embora.



· Usar a vassoura ao invés de esguicho para lavar uma calçada significa uma economia média de 280 litros de água tratada.



· Eliminar vazamentos, mesmo que muito pequenos, pode representar uma economia gigantesca. Um buraco pouco maior que uma cabeça de alfinete em um cano significa 1,15 milhão de litros de água tratada desperdiçado em um ano.



· Recusar embalagens desnecessárias permite reduzir a montanha de lixo que se forma todos os dias nas cidades. Prefira sempre as recicláveis.



· Usar a frente do verso de folhas de papel durante um mês significa que 15 árvores deixarão de ser derrubadas.



· Levar pilhas e baterias usadas para pontos de coleta própria ajuda a reduzir a contaminação do solo por metais pesados usados nesses produtos.



· Evitar o desperdício permitiria colocar alimentos na mesa de 250 mil brasileiros por ano, considerando que cada família hoje joga fora cerca de 500 gramas de comida.



· Separar o lixo para reciclagem significa economizar em 2 frentes: na energia de produção e nos processos de extração de materiais na natureza, isso significa preservar mais o meio-ambiente.



· Reduzir o tempo do banho de 12 para 6 minutos por dia significa economizar energia elétrica suficiente para usar uma lâmpada durante 7 horas.



· Deixar o carro na garagem uma vez por semana significa deixar de jogar no ar 600 quilos de gás carbônico por ano (considerando-se um percurso médio de 40 quilômetros por dia).

Nenhum comentário:

Agradecimento





FEED